Gestão financeira na Startup: Entenda a sua importância

Existem muitos fatores a serem pensados quando se pretende manter e lucrar com uma startup. Além de procurar saber em que contexto do mercado seu negócio está inserido e entender sobre a estrutura necessária para o seu funcionamento, é essencial também que se faça a gestão financeira na startup.

Nesse sentido, a falta de um planejamento financeiro é o que compromete o sucesso de muitos negócios, fazendo com que a empresa feche a portas cedo demais. Para que uma startup tenha sucesso, é necessário gerir as finanças de forma responsável, para garantir a evolução da empresa.

Quando é feita uma gestão financeira, a empresa funciona de forma eficiente e equilibrada, em todos os aspectos dos negócios. Afinal, através dela é possível administrar de forma correta o dinheiro da empresa, aumentar sua presença no mercado, fazer novos investimentos e expandir os negócios.

A importância da gestão financeira na startup

Muitos gestores sofrem com a negligência e até com a falta de tempo em não resolver tarefas básicas de planejamento interno, como relatórios, planilhas e as resoluções dos documentos referentes à situação financeira da empresa.

O planejamento financeiro em uma startup é fundamental, pois através dele é possível elaborar orçamentos e fazer análises que ajudam na tomada de decisões do empreendedor. Além disso, a gestão financeira na startup ajuda a criar uma base financeira sólida, garantindo o registro de toda movimenta financeira e a consciência sobre os recursos necessários, não só para se para manter no mercado, mas também em criar indicadores e métricas atrativas para investidores.

Dessa forma, a startup consegue captar mais clientes e aumentar o seu faturamento. Além de garantir a sustentabilidade dos negócios e a permanência da empresa dentro do mercado.

Sua startup está precisando de uma gestão financeira profissional? Conheça o Controlle!

A gestão financeira e o sucesso da startup

Antes de mais nada, o primeiro passo para que os gestores possam fazer uma gestão financeira eficiente é adquirir conhecimento sobre o assunto, estudando sobre os conceitos básicos, suas práticas e as ferramentas disponíveis para ajudar no controle financeiro.

Todo gestor deve entender que para uma empresa tenha sucesso, é essencial ter um planejamento financeiro. Porém, não basta apenas criar, colocar em ação e colocá-lo na gaveta, é preciso que seja feito de forma contínua e manter o sempre controle da situação financeira.

A startup deve manter um plano de orçamento mensal e anual aliado às metas necessárias para se fazer uma boa gestão financeira. É possível que os objetivos da empresa mudem ou precisem ser readequados, mas o orçamento precisa acompanhar essa transformação.

Assim como também ele deve ser preparado para encarar cenários de crise e demais situações imprevisíveis do mercado e da empresa. O gestor deve fazer vários planejamentos para que as interferências não atrapalhem no desenvolvimento da empresa.

Gestão financeira na prática

Na prática, fazer a gestão financeira de uma startup é mais fácil do que parece, separamos algumas das tarefas essenciais para um excelente controle financeiro:

• Registre os custos fixos e variáveis da empresa. Mantenha eles sob controle para que possa se preparar para oscilações do mercado e para que possa chegar a ser vantajosa perante os investidores;

• Analise os produtos da empresa separadamente, observe seu desempenho no mercado, olhando aqueles que possuem margem de lucro mais alta. Isso ajudará na decisão de continuar com determinado produto ou investir em outro;

• Mantenha os registros detalhados das despesas e das receitas, para que não perca o controle das finanças. Faça a movimentação de fluxo caixa de forma detalhada, observando todas as entradas e saídas dos valores da empresa;

• Ter um capital de giro ajuda a startup a se manter firme nos momentos de dificuldade financeira ou quando houver diminuição do faturamento da empresa;

• Identifique quais são as fontes de receitas da startup para sempre poder gerar receitas e lucro. Pode ser através do pagamento de taxas de licenciamento feito pelos clientes, através do investimento de serviços de assinatura em plataformas digitais, entre outros.

Em conclusão, para fazer uma boa gestão financeira em uma startup, os gestores devem cuidar dos custos e dos investimentos da empresa, otimizar os recursos e fazer boas estratégias de precificação. A Controlle oferece o melhor e mais descomplicado sistema de gestão financeira para você começar os seus negócios e decolar no mercado!

Faça o teste grátis e confira como o Controlle pode ajudar na gestão financeira da sua empresa!


Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade