Guia Épico: como fazer uma promoção e continuar tendo lucros

Escrito por:

Na mesma medida em que pode resolver problemas circunstanciais e aumentar o público do seu negócio, uma promoção pode significar também um indesejado prejuízo. Isso acontece porque muitos empresários se esquecem de que, por mais que o faturamento aumente, o dinheiro angariado pode não ser suficiente para cobrir os custos de produção, mão de obra e os gastos para colocar em prática a promoção.

 

Por isso, fique atento e saiba agora como fazer uma promoção de sucesso, que seja boa para o bolso do seu cliente e da sua empresa. Confira!

 

Decida os seus objetivos: o primeiro passo do manual sobre como fazer uma promoção

 

Você deve ter na ponta da língua a resposta para a seguinte pergunta: por que está fazendo essa promoção? Promoções podem gerar diferentes resultados e é essencial saber o seu objetivo.

 

Contudo, elas são eficazes somente quando executadas com planejamento e com metas predefinidas. Tais metas podem ser aumento de vendas de um determinado produto, atração de um novo público ou redução do desperdício de estoque em períodos de baixa procura. Defina a sua prioridade!

 

Dificilmente apenas uma promoção lhe fará atingir todos os objetivos necessários. Por isso, é fundamental optar por apenas um de cada vez e montar uma estratégia para alcançá-lo.

 

Estabeleça preços que caibam no bolso da empresa

 

Isso mesmo. No bolso da empresa! Afinal, que importa vender mais produtos se o faturamento não cobrirá os custos de produção e manutenção do seu negócio? Pode parecer que não, mas lojas podem quebrar mesmo com aumento no faturamento. É preciso entender que o preço mínimo para o seu produto deve superar o custo que levou até ser colocado à venda adicionado ao trabalho dos colaboradores.

 

Por exemplo: digamos que um produto tenha chegado até a sua loja pelo valor de R$ 20,00. Agora, você deve somar a esse preço todos os impostos pagos, o transporte, a comissão de venda do funcionário e outros encargos.

 

Imagine que a soma desses valores com o preço inicial tenha resultado em R$ 26,00: esse será o preço mínimo (sem margem de lucro) para a sua promoção. Viu como não é tão complicado? Agora você tem um “piso-promocional” para a sua mercadoria! Ainda assim, se achar a conta muito complexa, e pode realmente ser devido à quantidade de impostos, vale a pena contratar um consultor financeiro para te ajudar nesse aspecto.

 

Antes de adicionar o percentual de lucro no valor final, lembre-se de que o preço precisa ser atraente para o público em questão — de acordo com o mapeamento feito dos clientes que você pretende atrair. O planejamento financeiro é indispensável sempre!

 

Mapeie o seu público

 

Depois que você já sabe quais os objetivos que pretende atingir, a próxima tarefa é delimitar o seu público. Isso será crucial para desenvolver a estratégia correta de marketing para a sua promoção.

 

Então, conheça os hábitos de consumo do público que quer alcançar e identifique em quais produtos eles estão mais interessados. Um monitoramento minucioso também lhe indicará os melhores períodos para realizar a promoção. Pode ser que faça mais sentido lançá-la no meio ou no final do ano, por exemplo.

 

Outro fator importante que a pesquisa ajuda a descobrir é a forma de pagamento preferida da clientela: cartão de crédito, à vista ou em boletos, por exemplo. Tendo esses apontamentos em mãos, você terá os ingredientes perfeitos para a receita de uma promoção de sucesso.

 

Crie eventos em datas especiais com serviços extras

 

Você pode usar datas marcantes para divulgar suas promoções: que tal criar um evento para os clientes testarem amostras grátis e preços especiais no aniversário da empresa? Um supermercado popular no Rio de Janeiro, chamado Guanabara, criou um evento assim e tornou-se um case de sucesso nesse tipo de estratégia!

 

A forma mais interessante de veicular um evento como esse é pelas redes sociais. Você também pode oferecer ofertas específicas para os seus seguidores ou para clientes que curtirem e compartilharem o seu conteúdo. No entanto, você também deve utilizar mensagens de e-mail e anunciar as ofertas em seu site. Aproveite e diga que a promoção também inclui serviços especiais, como entregas no mesmo dia — prática conhecida como same-day delivery — ou frete grátis.

 

Os serviços ajudam a tornar a promoção diferente e ainda mais vantajosa para o cliente. Lembre-se apenas de, mais uma vez, certificar-se de que os custos estarão incluídos nos preços promocionais, certo?

 

Divulgue sua promoção em sites de compra compartilhada

 

Uma forma interessante de alcançar um público maior e garantir mais vendas para a sua promoção devidamente planejada é abrir uma parceria com sites que oferecem descontos em compras compartilhadas.

 

Groupon e Peixe Urbano são as plataformas mais bem-sucedidas desse tipo de negócio no Brasil. Os descontos são acordados entre as duas partes e você deve seguir o cálculo que explicamos acima antes de publicar as ofertas.

 

Bem, agora você já sabe como fazer uma promoção boa para a clientela e para o seu negócio, não é? É fundamental que a promoção caiba no bolso do consumidor, é claro, mas é preciso ter cuidado e preciosismo para evitar o prejuízo no seu fluxo de caixa.

 

Gostou do texto? Deixe o seu comentário e compartilhe com a gente a sua opinião!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Facebook para pequenas empresas: 5 dicas valiosas para sua fanpage
Por Controlle
Marketing de conteúdo: o que é e como aplicar na sua empresa?
Por Controlle
Criando uma marca de sucesso: 7 dicas para gerar valor ao seu negócio
Por Controlle
Excelência no atendimento: 7 dicas para conquistar e encantar seus clientes
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.