Inteligência Artificial (IA) e seu impacto nos negócios

Escrito por:
inteligencia artificial

A tecnologia e o uso de inteligências artificiais estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, não é mesmo? Mas você já parou para pensar na inteligência artificial (IA) e seu impacto nos negócios?

Esta é uma questão que não deveria passar despercebida por nenhum empreendedor ou gestor. Isso porque estas novas tecnologias podem ajudar – e muito – qualquer negócio a crescer e se destacar frente à concorrência.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste post!

 

O que é e como funciona a Inteligência Artificial?

Uma Inteligência Artificial (IA) nada mais é que uma máquina inteligente. Trata-se de um sistema inteligente com capacidade de atuar de maneira lógica, semelhante ao raciocínio humano. 

Desta forma, o IA permite que um software, mecanismo ou robô entenda, identifique e interprete situações e tome decisões baseadas em sua configuração. 

Vale destacar também que uma Inteligência Artificial pode, inclusive, aprender coisas novas e evoluir – tornando-se cada vez mais próxima à inteligência de uma pessoa.

Os tipos de IA

Existem, basicamente, duas formas básicas de atuação da Inteligência Artificial: o Big Data e o Machine Learning. Saiba mais sobre eles a seguir:

  • Big data: corresponde a uma imensurável quantidade de dados que alimenta os robôs com AI. São elas que permitem a operação destas máquinas no dia a dia.
  • Machine Leanring: trata-se do modelo de robô que se mantém em constante aprendizado. São máquinas inteligentes, que aprendem a partir de padrões pré-estabelecidos, podendo atuar em diversas frentes do nosso dia a dia.

Seja qual for o tipo de IA, é correto afirmar que eles estão cada vez mais presentes no cotidiano pessoal e profissional dos seres humanos ao redor do mundo. E que estão em constante evolução – impactando diretamente nossa vida das mais diferentes formas.

 

A Inteligência Artificial e seu impacto nos negócios

No âmbito empresarial, não é diferente. A Inteligência Artificial e seu impacto nos negócios não podem mais ser ignorados por nenhum empreendedor – seja ele um micro, pequeno ou grande empresário.

Afinal, existem inúmeras situações nas quais o uso da Inteligência Artificial pode não apenas ajudar na gestão corporativa, mas também fomentar novos negócios e impulsionar o crescimento da empresa.

Imagine, por exemplo, que você tenha uma empresa – não importa o segmento – e que decida não utilizar ferramentas, softwares e processos tecnológicos em prol do seu negócio. Certamente, em pouco tempo, sua empresa se tornaria obsoleta – parada no tempo e distante não apenas dos seus concorrentes, mas também do seu público-alvo.

E é exatamente por isso que você deve compreender a Inteligência Artificial e seu impacto nos negócios e entender como tirar proveito da IA para fazer sua empresa avançar ao longo do tempo.

Confira a seguir o impacto destas novas tecnologias e robôs inteligentes em cada setor de uma empresa e como você pode utilizar estas máquinas no dia a dia do seu negócio.

 

Tecnologia da Informação

A Tecnologia da Informação (TI) é uma das áreas mais afetadas positivamente pela presença da Inteligência Artificial. Entre as possibilidades que a IA oferece a este setor estão o aumento da segurança, automação, inovação e soluções diversas a usuários de programas, aplicações, softwares, internet e equipamentos. 

O uso da IA, no departamento de TI, ajuda desde pequenas empresas a grandes corporações a otimizar lacunas, implementando processos de trabalho mais eficientes e gerando um ambiente mais propício para novos negócios em todos os departamentos da empresa.

 

Financeiro

No setor financeiro, a Inteligência Artificial permite uma otimização da performance financeira das empresas. A partir do uso da IA, é possível manter um melhor controle financeiro, facilitando o acesso a dados financeiros, gerando rapidez nas transações, aumentando a segurança e melhorando a experiência do setor.

Além disso, a presença de IA também no ambiente online permite que todo o processo financeiro seja controlado e monitorado de qualquer lugar, a qualquer hora. É o caso, por exemplo, do sistema de gestão do Controlle – uma ferramenta de gestão completa e fácil de usar, graças à IA.

 

Recursos Humanos

No âmbito dos Recursos Humanos, o uso da Inteligência Artificial ajuda a otimizar o tempo das equipes – realizando tarefas antes a cargo de mãos humanas e liberando colaboradores deste departamento para realizar outras atividades que possam contribuir com o crescimento da companhia.

As máquinas, portanto, permitem a implementação de um ambiente muito mais produtivo e equilibrado, evitando sobrecargas de trabalho e facilitando a distribuição e conclusão de tarefas do dia a dia.

 

Marketing 

O departamento de marketing, por sua vez, é também altamente impactado pela IA – especialmente quando o assunto é análise de dados

Isso porque estas máquinas conseguem processar uma grande quantidade de dados provenientes de compras, interações nas redes sociais, pesquisas online, etc, e ajudam os profissionais de marketing a mapear tendências e comportamentos e encontrar formas de se conectar melhor com seu público-alvo. 

 

Comercial e atendimento

Finalmente, os departamentos comerciais e de atendimento também são beneficiados pelos sistemas big data e machine learning. Com os dados analisados pelas máquinas, o departamento comercial consegue encontrar maneiras mais eficientes de se comunicar com seus possíveis clientes e clientes e fomentar negócios.

Já o setor de atendimento se beneficia, especialmente, do machine learning – como é o caso dos chatbots, que realizam atendimentos automáticos aos consumidores.

 

Conclusão

Entender o que é a Inteligência Artificial e seu impacto nos negócios é fundamental para qualquer empresa que deseja se posicionar adequadamente no mercado e conquistar clientes. 

Sem o uso destas máquinas, uma companhia corre riscos de sofrer com gargalhos em diversos setores e perder grandes oportunidades de crescimento e avanço.

Por isso, se a sua empresa ainda não faz uso de máquinas inteligentes, softwares e outros sistemas de IA, talvez seja o momento de reconsiderar suas escolhas. Pense em todos os benefícios que a Inteligência Artificial pode lhe oferecer e implemente estas tecnologias em sua empresa agora mesmo!

Quer descobrir a impulsionar ainda mais o seu negócio? Então saiba mais sobre Facebook para pequenas empresas: a força dessa estratégia.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

fluxo de caixa
Fluxo de Caixa: Tudo que você precisa saber
Por Controlle
vantagens do whatsapp Business para o seu negócio
Saiba as principais vantagens do WhatsApp Business para o seu negócio
Por Controlle
7 dicas para aplicar a gestão de RH a favor da sua empresa
Por Coalize
7 indicadores financeiros indispensáveis para pequenas empresas
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.