Marketing de conteúdo: o que é e como aplicar na sua empresa?

Você já ouviu falar do marketing de conteúdo? Uma estratégia...

Você já ouviu falar do marketing de conteúdo? Uma estratégia cada dia mais utilizada pelas empresas de todo o mundo, o marketing de conteúdo é uma ferramenta imprescindível para quem deseja alavancar seu negócio e fidelizar seus clientes sem gastar muito dinheiro.

Simples, fácil e acessível, esta ferramenta pode ajudar você a manter-se sempre em contato com sua clientela e a promover uma série de ações que podem ser decisivas para o sucesso do seu empreendimento. Quer saber mais sobre o marketing de conteúdo e descobrir por que vale a pena implementá-lo em sua empresa? Então continue a leitura do artigo de hoje!

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma ferramenta de marketing que se difere das ações tradicionais de promoção de uma empresa ou produto. Ao invés de fomentar anúncios invasivos e comerciais em plataformas convencionais – como rádio, televisão e até mesmo a internet, o marketing de conteúdo propõe o aumento da visibilidade da marca ou um produto por meio do contato com os clientes.

Para isso, são utilizados canais específicos de interação com o público alvo, como sites, blogs corporativos, redes sociais e outros canais de mídia diversos, para os quais a empresa produz conteúdos de alta relevância para seu público – aumentando sua visibilidade e aproximando-se dos seus clientes, estreitando o relacionamento da marca com o público.

Por que implementar o marketing de conteúdo?

Além de agregar valor ao cliente da empresa e permitir uma interação muito mais simples e efetiva entre o consumidor e a companhia, o marketing de conteúdo – quando bem feito, amplia as chances de outros leitores tornarem-se, no futuro, clientes dos serviços ou produtos oferecidos pela marca.

Isso quer dizer que, quando bem aplicado, o marketing de conteúdo permite às empresas aumentar sua presença e relevância no cenário online e alavancar seu negócio consideravelmente gastando muito menos se comparado aos métodos tradicionais de marketing e publicidade.

Para que esta ferramenta seja efetiva, entretanto, é preciso que o gestor atente-se à relevância do conteúdo que será divulgado e às metodologias utilizadas para a produção deste conteúdo – como as técnicas de SEO, que ajudam a otimizar o posicionamento de um determinado site ou blog nos mecanismos de busca – como o Google, e aumentam o tráfego orgânico do blog ou site.

Como implementar o marketing de conteúdo na empresa?

Implementar o marketing de conteúdo no dia a dia do seu negócio pode ser uma tarefa muito mais simples do que você imagina. Para isso, é preciso, em primeiro lugar, definir quais ferramentas serão utilizadas para a produção do marketing de conteúdo.

Em geral, as empresas costumam utilizar blogs, redes sociais e e-mails como forma de se aproximar dos seus clientes e dos clientes em potencial. A partir desta definição, é o momento de criar conteúdos de qualidade para alimentar estas plataformas digitais e agregar valor ao usuário.

Confira a seguir algumas das principais características e vantagens de se utilizar as redes sociais, blog corporativo e e-mail para manter sua empresa mais próxima ao seu público-alvo:

Redes sociais

As redes sociais – como o Facebook, Twitter, Instagram e o LinkedIn – são ferramentas essenciais para quem deseja manter um bom contato com sua clientela. No Facebook, por exemplo, é possível criar uma fanpage e postar frequentemente conteúdos relevantes para seus seguidores, além de oferecer promoções exclusivas, que tendem a gerar negócios e agregar valor à sua marca.

É por meio destas mesmas redes sociais que as empresas podem manter um relacionamento com o cliente, recebendo feedbacks e até mesmo críticas, buscando sanar dúvidas e deixar seu cliente satisfeito com o atendimento prestado.

Blog

O blog é o ambiente no qual todo o processo de produção de conteúdo pode ser concentrado. Isso porque qualquer empresa pode criar um blog corporativo e inserir, neste espaço, uma série de conteúdos de qualidade que serão fundamentais para desenvolver estratégias de marketing de conteúdo mais efetivas.

Utilizando técnicas de SEO e oferecendo um conteúdo de qualidade, bem escrito e com informações relevantes, a empresa consegue alavancar o posicionamento dos seus conteúdos nos mecanismos de busca e aumentar o tráfego orgânico do blog – expandindo sua marca e captando leads que podem gerar conversões no futuro.

Além disso, o blog também permite que a empresa capte recursos financeiros por meio de artigos patrocinados, inserção de banners e fomentação de parcerias com outras empresas – dos mais diversos segmentos.

Todo conteúdo produzido e publicado no blog pode ser distribuído nas redes sociais, aumentando o alcance destes conteúdos aos usuários da internet e elevando as chances de gerar novos negócios ao longo do tempo.

E-mail

Apesar do aumento da incidência das redes sociais e dos blogs em nosso dia a dia, o e-mail segue mantendo-se como uma das principais ferramentas de interação e contato entre empresa e consumidor. Por conta disso, este canal não deve ser esquecido quando o assunto é marketing de conteúdo.

Por e-mail, você consegue enviar newsletters aos seus clientes e oferecer, além de conteúdo de qualidade, promoções e exclusividades diversas – impulsionando suas vendas e mantendo seu cliente sempre próximo da sua marca.

Conclusão

O marketing de conteúdo é, portanto, uma das principais ferramentas de marketing da atualidade, que pode ser utilizada por empresas de qualquer tamanho sem exigir grandes investimentos. Se bem construído, o marketing de conteúdo pode aproximar seu público-alvo da sua marca e fomentar novos negócios ao longo do tempo.

Por isso, se você ainda não implementou o marketing de conteúdo na sua empresa, este pode ser o momento ideal para criar uma página nas redes sociais, um blog ou até mesmo dar início ao disparo de e-mail marketing aos seus clientes. Lembre-se que quanto mais sua empresa se manter próxima do seu cliente – gerando valor a ele, maiores são as chances de conquistá-lo e fidelizá-lo.

E você, já utiliza esta estratégia no dia a dia da sua empresa? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas impressões sobre o marketing de conteúdo!


Deixe seu comentário