Missão, Visão e Valores: aprenda a definir as da sua empresa

Escrito por:

Conquistar o sucesso com ética e integridade exige, de qualquer empresa e do seu responsável, muito trabalho, empenho e objetivos bem estabelecidos. Neste contexto, existem três quesitos que são considerados os pilares para o crescimento de qualquer empresa: Missão, Visão e Valores.

 

O tripé composto por Missão, Visão e Valores de uma empresa é um conceito fundamental para o desenvolvimento de um planejamento estratégico e para o direcionamento do negócio – e dos seus colaboradores ao longo do tempo. Um empreendedor que não compreende e não estabelece Missão, Visão e Valores da sua empresa pode estar fadado ao fracasso.

 

No artigo de hoje você entenderá melhor o conceito de Missão, Visão e Valores e descobrirá como definir estes pilares para fazer seu negócio crescer em um mercado altamente competitivo. Acompanhe!

 

Missão, Visão e Valores da sua empresa: conceitos

 

A primeira providência que um empreendedor precisa tomar, antes de dar início ao seu negócio, é entender de maneira clara as definições de Missão, Visão e Valores da sua empresa. Em seguida, é imprescindível defini-las, de acordo com os objetivos da empresa em si.

 

Se você já tem um negócio e nunca deu a devida importância para estes pilares tão importantes, talvez seja o momento de compreender um pouco mais sobre estes conceitos e colocá-los em prática. Conheça, a seguir, cada um destes conceitos.

 

Missão

 

A missão de uma empresa nada mais é que o detalhamento da razão de ser do negócio. Afinal, qual a missão da sua companhia? Como você gostaria que ela fosse reconhecida por seus parceiros, fornecedores, colaboradores e clientes?

 

Além disso, é a partir da definição de uma missão que os colaboradores e o próprio empreendedor enxergam uma direção a ser seguida – ajustando o foco com o objetivo de atingir as metas estabelecidas, de acordo com a missão da empresa.

 

Um negócio sem uma missão bem definida pode sofrer com a distorção da sua imagem frente aos consumidores e até mesmo frente aos seus colaboradores – perdendo em credibilidade e correndo sérios riscos de desaparecer do mercado ao longo do tempo.

 

Visão

 

A visão de uma empresa é o conceito que define onde o empreendedor deseja chegar com o seu negócio. É o pilar que estabelece o direcionamento da companhia e sua trajetória ao longo  do tempo.

 

Em geral, a visão da empresa engloba objetivos mais curtos e metas de longo prazo para a  companhia como um todo – que são fundamentais para o sucesso de qualquer organização. Questionamentos como “como a empresa se vê no longo prazo?”, “como a empresa deseja ser vista pelos seus clientes?”, entre tantos outros, podem ser feitos durante a definição da Visão da empresa.

 

Valores

 

Os valores nada mais são que os princípios éticos que orientam o dia a dia da empresa. Questões como a filosofia seguida pelo negócio, crenças e atitudes fazem parte dos valores – que devem ser seguidos por todos os colaboradores, sempre visando a ética e a obtenção de resultados positivos.

 

E é justamente por conta da importância deste pilar que os conceitos de visão e valores acabam andando juntos durante toda a vida do negócio. Afinal de contas, a visão traz um direcionamento a ser seguido, enquanto os valores agregam ao produto ou serviço oferecido pela empresa – e ao negócio como um todo.

 

Quando uma empresa não tem valores estabelecidos, tende a colher resultados negativos no médio e longo prazo e corre sérios riscos de se perder pelo caminho.

 

Definindo Missão, Visão e Valores da sua empresa

 

Para definir a Missão, Visão e Valores da sua empresa, é preciso – em primeiro lugar – conhecer o seu negócio e entender qual o seu objetivo para com ele no curto, médio e longo prazo. Lembre-se que é preciso estabelecer princípios que, de fato, diferenciem o seu negócio dos demais, para que os seus clientes consigam identificar, de maneira clara e eficiente, os diferenciais da sua empresa.

 

De nada adianta, por exemplo, você estabelecer valores, como ética e respeito para sua empresa. Afinal, estes são quesitos básicos para qualquer negócio, e não devem ser tratados como diferencial. Pense que a ideia inicial de definir Missão, Visão e Valores da sua empresa é passar credibilidade aos seus clientes e a todos os colaboradores do negócio.

 

Além disso, é preciso ter em mente que não são apenas grandes empresas que precisam estabelecer missão, visão e valores. Micro e pequenas empresas também devem ter estes pilares bem definidos e estabelecidos. Portanto, concentre-se por algumas horas – ou dias – neste projeto e procure identificar, de maneira assertiva, a missão, visão e os valores que sustentam o seu negócio.

 

Se estiver com dúvidas quanto a qual caminho seguir na hora de encontrar estas definições, procure nos mecanismos de busca da internet referência de grandes empresas que têm missão, visão e valores bem definidos – que podem servir como fonte de inspiração para qualquer empreendedor. Algumas destas empresas divulgam estes pilares estabelecidos em seus sites corporativos; vale a pena consultá-los para se inspirar e estabelecer a Missão, Visão e Valores da sua empresa.

 

Aplicando estes conceitos na prática

 

Definidas Missão, Visão e Valores da sua empresa, é o momento de aplicar estes conceitos na prática. Afinal de contas, são estes os pilares para o crescimento organizacional e para a elaboração de estratégias claras em todos os segmentos da empresa – que ajudarão a fazer sua marca se destacar no mercado ao longo do tempo.

 

Na hora de implementar este tripé no seu negócio, lembre-se que todos os envolvidos no negócio – sejam eles colaboradores, fornecedores, parceiros ou clientes –  deverão conhecer o diferencial da empresa. Os colaboradores, em especial, devem não apenas identificar, mas também abraçar a Missão, Visão e Valores da companhia, de modo que se tornem parte de um todo visando sempre o crescimento organizacional do negócio.

 

É importante, entretanto, que a Missão, Visão e Valores da sua empresa sejam tangíveis e alinhadas ao negócio. Somente desta maneira será possível que todos trilhem o mesmo caminho – visando atingir metas e objetivos sempre respeitando os valores da companhia.

 

E se houver, ao longo do caminho, necessidade de ajustes, não se preocupe. Mantenha sempre o foco – sem desvios – na Missão, Visão e Valores da sua empresa e faça os ajustes necessários para colocar o seu negócio de volta ao caminho do sucesso!

 

Agora que você já sabe o que é e como definir Missão, Visão e Valores da sua empresa, que tal conhecer 5 técnicas para desenvolver um mindset de sucesso? Clique aqui e saiba mais!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Customer Success: o que é e por que investir nessa estratégia?
Por Controlle
Pesquisa de mercado: entenda como fazer e porque ela é indispensável para qualquer negócio
Por Controlle
Criando uma marca de sucesso: 7 dicas para gerar valor ao seu negócio
Por Controlle
Produtividade: 5 dicas de gestão do tempo para pequenas empresas
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.