Planejamento Orçamentário: Conheça os modelos para o seu negócio

Você já fez o planejamento orçamentário de sua empresa? Para obter lucros e ter um negócio de sucesso, é essencial possuir bom plano dentro da sua gestão financeira.

Antes de mais nada, fazer um planejamento orçamentário é definir um período e olhar de trás para frente, analisando quais vão ser os valores de receitas, custos, despesas e investimentos dentro do tempo determinado.

Mas como fazer esse planejamento? É importante conhecer os modelos e analisar qual se adapta ao seu negócio. Continue lendo e descubra quais são e os detalhes de cada um deles.

Quais são os principais modelos de planejamento orçamentário?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o modelo de planejamento que deve ser escolhido vai depender de cada negócio.

Nesse sentido, para ajudá-lo a decidir, vamos destacar neste texto quais são as melhores opções de planejamento orçamentário disponíveis atualmente.

1- Estático

Esse tipo de planejamento orçamentário refere-se aquele que não vai sofrer nenhum tipo de modificação após ser feito.

Um dos pontos positivos é que ele exige um menor tempo para ficar pronto e trabalha com a previsão de possíveis falhas. No entanto, como não vai ser adaptado de acordo com os resultados obtidos pela empresa é indicado para gestões centralizadas.

2- Flexível

O modelo flexível, como o próprio nome já diz, permite ajustes de acordo com os resultados. Entretanto, é necessário um acompanhamento constante para calcular se vai ser preciso fazer alguma mudança no planejamento de acordo com o desempenho do negócio.

3- Incremental

É considerado um dos planejamentos mais fácil de ser feito. Para executá-lo é preciso usar como referência o último orçamento, e então fazer os ajustes de acordo com a inflação e correção monetária. No entanto, apesar de ser de rápida elaboração, ele traz a desvantagem de ser mais superficial em comparação com outros modelos.

4- Matricial

O nome matricial é referente a palavra matriz. Nesse modelo de planejamento orçamentário é feita uma matriz para definir o orçamento.

Em um dos eixos coloca-se as subdivisões do seu negócio (exemplo: departamentos, centro de custos e unidades) e no outro as despesas, receitas e custos ou investimentos.

Dessa forma, elaboram-se pacotes para cada área de acordo com as necessidades particulares de cada uma delas.

5- Contínuo

A ideia desse tipo de planejamento é ter uma revisão contínua do orçamento, que pode ser dividida em períodos mensais, trimestrais ou semestrais, e dessa forma, mantê-lo sempre atualizado.

6- Beyond Budgeting

O principal objetivo desse orçamento é incentivar uma gestão descentralizada e promover um planejamento recorrente, tendo todos os níveis de gestão envolvidos na sua elaboração.

7- Ajustado

O planejamento ajustado é aquele que vai sofrer ajustes de acordo com as necessidades do mercado.

Semelhante ao contínuo, ele vai passar por revisões regulares que vão verificar se o plano está sendo bem sucedido ou não, afim de determinar quais os ajustes adequados para a situação.

8- Base Zero

Como o próprio nome já diz, para esse tipo de planejamento orçamentário o cálculo vai começar do zero, desconsiderando quaisquer outras informações anteriores sobre o negócio.

Agora você já conhece os principais tipos de planejamento orçamentário, considere o seu modelo de negócio, o tipo de gestão de sua empresa para conseguir escolher o modelo mais adequado para o seu empreendimento.

Gostaria de ter ajuda para gerenciar o financeiro de sua empresa? A Controlle oferece soluções para gestão financeira que podem ser exatamente o que você precisa. Vale a pena conferir!


Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade