Networking: criando conexões para alavancar novos negócios

Escrito por:

Ter uma boa rede de contatos é fundamental para empresas e profissionais que desejam prosperar e potencializar oportunidades por meio de seus relacionamentos. Entretanto, é comum que muitos empreendedores negligenciem o hábito de fazer networking.

Se você ainda não sabe o que é o networking ou não compreende a importância de construir uma rede de contatos profissional sólida, está no lugar certo. 

Acompanhe o post de hoje e entenda por que e como criar conexões para alavancar novos negócios e impulsionar sua empresa!

 

O que é o Networking?

 

O networking – ou rede de contatos – nada mais é que o hábito de cultivar relações profissionais e fazer, sempre que necessário, uso desta rede para uma determinada finalidade. Nas empresas, é comum que o networking seja utilizado para estreitar relações comerciais e fomentar novos negócios.

Ter uma rede de contatos sólida e extensa, no entanto, pode ir muito além das transações comerciais. É a partir do networking que qualquer empreendedor consegue trocar informações e experiências com outros gestores, descobrir novas oportunidades de crescimento e até mesmo encontrar bons colaboradores para sua equipe.

Por isso, quem possui um negócio ou pensa em abrir uma empresa precisa estar sempre atento à sua rede de contatos. Afinal, construir estas conexões sempre será uma boa alternativa – seja qual for a área de atuação da empresa.

 

Por que o Networking é importante?

 

Como você já pode perceber, é o networking que ajuda na aproximação dos profissionais – permitindo a troca de experiências e abrindo portas para a concretização de novas parcerias e negócios. 

Mais do que manter bons relacionamentos, no entanto, o networking permite a aproximação com pessoas que podem contribuir – e muito – com seus contatos, sejam eles profissionais ou pessoais.

Um empreendedor que esteja dando os primeiros passos em seu negócio próprio, por exemplo, pode encontrar no networking um apoio consistente para buscar por novos parceiros de negócios. 

Esta rede de contatos também pode ser bastante útil para fortalecer a imagem profissional do administrador e impulsionar o nome de sua empresa. Afinal, se você já realizou algum tipo de parceria com alguns de seus contatos e foi bem sucedido nesta empreitada, certamente eles terão um feedback positivo para compartilhar com terceiros – o que pode fortalecer seu nome e lhe garantir mais algumas novas parcerias.

 

Como criar conexões para alavancar novos negócios?

 

Pode parecer simples, mas criar conexões para alavancar novos negócios exige de qualquer empreendedor atenção e empenho para identificar as relações que, de fato, fazem sentido ser mantidas. 

De nada adianta, por exemplo, você cultivar um networking com empresas e pessoas que não estão alinhadas à filosofia e objetivos do seu negócio. Para ser eficiente, uma rede de contatos precisa ser bem estruturada – buscando sempre manter profissionais e empresas que possam somar ao seu negócio, das mais diferentes maneiras.

A chave para o sucesso de um bom networking é sempre manter atenção ao modo como você se relaciona com sua rede de contatos. Manter-se sempre próximo para ser lembrado no momento oportuno, por exemplo, é fundamental para obter resultados palpáveis a partir do seu networking.

Por outro lado, também é importante que você seja sempre solícito e coloque-se à disposição da sua rede de contatos. Assim, você aumenta as chances de manter um relacionamento sólido com outras empresas e profissionais e, consequentemente, de fomentar novos negócios.

 

5 dicas práticas para fazer (e manter) um bom networking 

 

Confira a seguir 5 dicas práticas que podem ajudar você a construir e manter um bom networking para sua empresa:

 

  1. Prepare pequenos encontros

Uma boa dica para criar e manter um bom networking é preparar pequenas reuniões para interagir com seus contatos. Considere organizar cafés da manhã ou almoços e aproveite estas oportunidades para conectar-se com cada um dos convidados.

Lembre-se que a interação presencial é fundamental para elevar as chances de fazer novos negócios e trazer parcerias para sua empresa.

 

  1. Compartilhe suas dicas de leitura

Compartilhar um artigo interessante, notícia ou até mesmo um vídeo com sua rede de contatos é uma outra prática que deve ser mantida por aqueles que desejam manter um networking sempre sólido.

Para isso, vale utilizar redes sociais como o LinkedIn ou Facebook e até mesmo o WhatsApp. Lembre-se apenas de ser razoável e evitar excesso de mensagens e compartilhamentos.

 

  1. Esteja disponível

Estar disponível e ser útil quando um integrante de sua rede lhe acionar é outra dica importante para fazer e manter um bom networking. Este tipo de comportamento pode ser bastante útil para aprofundar relacionamentos e fazer novos negócios.

 

  1. Participe de eventos

Uma pessoa que fica presa no escritório todos os dias dificilmente conseguirá fomentar novos contatos. Por isso, não se esqueça de participar de eventos e reuniões onde possa conhecer novas pessoas e aprimorar seu networking.

Liste eventos de seu interesse que possam ser estratégicos para novas conexões e garanta sua participação neles. Vale também descobrir quem estará presente no evento e verificar a possibilidade de estreitar relação com pessoas específicas – que podem contribuir com seu negócio de alguma forma.

 

  1. Seja autêntico

Ser uma pessoa autêntica, que saiba se expressar e que ofereça uma conversa interessante e fluida é fundamental para criar conexões para alavancar novos negócios e parcerias. A autenticidade é bastante apreciada por qualquer empresa ou profissional e pode contar muito a seu favor na hora de fechar parcerias ou ampliar seu networking.

Portanto, procure ser sempre verdadeiro com seus contatos, mostre interesse real por eles e por suas dificuldades e evite passar a impressão de algo que você não é. Assim, ficará muito mais fácil criar uma rede de contatos sólidas e fazer bons negócios para sua empresa.

 

 

Agora que você já conhece a importância de fazer um bom networking e criar conexões para alavancar novos negócios, que tal colocar as dicas deste post em prática em prol do crescimento da sua empresa? 

Comece agora mesmo a criar (ou incrementar) seu networking e acompanhe os benefícios que este hábito poderá proporcionar ao seu negócio!

 

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

DRE: entenda como fazer e porque ele é essencial para a sua empresa
Por Controlle
A importância da inovação na empresa: 5 dicas para pensar fora da caixa
Por Controlle
Como os softwares de gestão empresarial aumentam a produtividade da indústria
Por Marketing para Indústria
6 Dicas para fazer uma boa gestão financeira para agência de publicidade
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.