Quer falar com um especialista?

(48) 99803-0364

Fale com a gente pelo WhatsApp

Whatsapp

Controlle Blog LogoBLOG

Comunidade Controlle

\r\n\r\n\r\n \r\n

O que é e como funciona o Centro de Custo?

\r\n \r\n\r\nO centro de custo é uma técnica que permite separar uma determinada empresa em diversos setores – de maneira autônoma – para que eles tenham uma administração financeira própria, com receitas e despesas específicas a cada departamento. A soma de todos os centros de custos de uma companhia, portanto, representa o todo do negócio.\r\n\r\n \r\n\r\nAlém dos departamentos, o centro de custo também pode representar um projeto específico do negócio, tendo sempre como objetivo principal agrupar receitas e despesas relacionadas a apenas uma determinada parte da companhia – promovendo uma maior autonomia de cada setor da empresa quanto à geração de receitas e aplicação de recursos e despesas.\r\n\r\n \r\n\r\nUma empresa, por exemplo, pode criar um centro de custo para o departamento de recursos humanos, outro centro e custo para o departamento de marketing e publicidade, um outro para o setor comercial, entre outros. O gerenciamento é realizado de maneira fragmentada – facilitando a organização financeira; se somados, no entanto, os centros de custos resultando nas despesas e lucros totais da companhia em um determinado período.\r\n\r\n \r\n

Quais as vantagens de utilizar o Centro de Custos?

\r\n \r\n\r\nPor meio da divisão financeira dos custos e lucros de uma empresa em centro de custos, é possível obter um resumo financeiro da estrutura empresarial como um todo. A partir deste demonstrativo, fica mais fácil verificar a saúde financeira de cada departamento, suas necessidades e forças – destinando uma determinada quantidade de verba para cada setor e definindo a contribuição de cada departamento em relação aos lucros.\r\n\r\n \r\n\r\nComo resultado desta dinâmica, a empresa consegue ter um controle financeiro muito mais eficiente, além de um melhor desempenho no negócio como um todo – uma vez que todos os departamentos terão metas a serem cumpridas e sua autonomia em relação aos ganhos e gastos. Sem a aplicação do centro de custo, por outro lado, o empreendedor pode ter dificuldades em gerenciar o negócio, que tendem a causar um “efeito dominó” na saúde financeira e organizacional de qualquer empresa – trazendo riscos à companhia.\r\n\r\n \r\n

Como definir e implementar o Centro de Custo?

\r\n \r\n\r\nA definição do centro de custo é particular de cada negócio, e pode variar de acordo com a necessidade e a estrutura da empresa. É importante que o gestor saiba, no entanto, que qualquer empresa – seja ela pequena, média ou grande – pode implementar o centro de custos a qualquer momento.\r\n\r\n \r\n\r\nSe você tiver uma pequena empresa, por exemplo, pode ser muito conveniente implementar centros de custos em cada departamento, a fim de controlar melhor a entrada e saída do dinheiro. Você pode, por exemplo, criar um centro de custo para a administração, outro para o setor comercial e um terceiro para o departamento de marketing e publicidade.\r\n\r\n \r\n\r\nA partir desta definição, basta atribuir as despesas – para cada cento de custo – em categorias e mensurar custos e lucros de cada um dos departamentos. Desta maneira, você conseguirá ter uma visão mais holística dos gastos de cada setor e o quanto ele contribui – ou pode contribuir – para o crescimento do negócio.\r\n\r\n \r\n\r\nSe você tem uma empresa e ainda não implementou o centro de custos no dia a dia corporativo, talvez seja o momento de pensar na possibilidade de utilizar esta técnica em favor do seu negócio. Afinal, esta é mais uma ferramenta que o empreendedor pode utilizar para deixar sua empresa mais organizada e fomentar o crescimento saudável e controlado do negócio.\r\n\r\n \r\n\r\nAgora que você já sabe o que é centro de custo e como utilizá-lo em favor da sua empresa, que tal aprender a calcular o lucro da sua micro ou pequena empresa e manter as finanças sempre sob seu controle? Clique aqui e saiba mais sobre o assunto!\r\n\r\n \r\n

Leia também:

\r\n

Fluxo de Caixa: Tudo que você precisa saber

\r\n

Centro de custo: entenda as vantagens dessa ferramenta para a gestão do seu negócio

\r\n

Materiais educativos 

"}
Imagem sobre O que é Centro de Custo e quais as vantagens

Contabilidade

O que é Centro de Custo e quais as vantagens

Co

Por: Controlle

12 de outubro de 2018

4min

Entre na Comunidade Controlle para receber dicas sobre gestão financeira

Navegue por tópicos

  1. O que é e como funciona o Centro de Custo?
  2. Quais as vantagens de utilizar o Centro de Custos?
  3. Como definir e implementar o Centro de Custo?
  4. Leia também:

Navegue por tópicos

  1. O que é e como funciona o Centro de Custo?
  2. Quais as vantagens de utilizar o Centro de Custos?
  3. Como definir e implementar o Centro de Custo?
  4. Leia também:
Se você é um empreendedor ou tem interesse em abrir uma empresa já deve saber que administrar um negócio no Brasil não é uma tarefa fácil. Além de toda a burocracia que envolve a administração de uma empresa, a falta de conhecimento de parte dos empreendedores sobre como gerenciar todos os setores do negócio pode prejudicar – e muito – a saúde de qualquer companhia.   Existem, no entanto, algumas técnicas e ferramentas que podem ajudar o administrador a superar este desafio e fazer a empresa crescer e se destacar em um mercado cada vez mais concorrido e com consumidores cada vez mais exigentes. Uma destas ferramentas é o centro de custos.   No artigo de hoje, você descobrirá o que é centro de custo, quais seus benefícios e como implementá-lo na sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!  
 

O que é e como funciona o Centro de Custo?

  O centro de custo é uma técnica que permite separar uma determinada empresa em diversos setores – de maneira autônoma – para que eles tenham uma administração financeira própria, com receitas e despesas específicas a cada departamento. A soma de todos os centros de custos de uma companhia, portanto, representa o todo do negócio.   Além dos departamentos, o centro de custo também pode representar um projeto específico do negócio, tendo sempre como objetivo principal agrupar receitas e despesas relacionadas a apenas uma determinada parte da companhia – promovendo uma maior autonomia de cada setor da empresa quanto à geração de receitas e aplicação de recursos e despesas.   Uma empresa, por exemplo, pode criar um centro de custo para o departamento de recursos humanos, outro centro e custo para o departamento de marketing e publicidade, um outro para o setor comercial, entre outros. O gerenciamento é realizado de maneira fragmentada – facilitando a organização financeira; se somados, no entanto, os centros de custos resultando nas despesas e lucros totais da companhia em um determinado período.  

Quais as vantagens de utilizar o Centro de Custos?

  Por meio da divisão financeira dos custos e lucros de uma empresa em centro de custos, é possível obter um resumo financeiro da estrutura empresarial como um todo. A partir deste demonstrativo, fica mais fácil verificar a saúde financeira de cada departamento, suas necessidades e forças – destinando uma determinada quantidade de verba para cada setor e definindo a contribuição de cada departamento em relação aos lucros.   Como resultado desta dinâmica, a empresa consegue ter um controle financeiro muito mais eficiente, além de um melhor desempenho no negócio como um todo – uma vez que todos os departamentos terão metas a serem cumpridas e sua autonomia em relação aos ganhos e gastos. Sem a aplicação do centro de custo, por outro lado, o empreendedor pode ter dificuldades em gerenciar o negócio, que tendem a causar um “efeito dominó” na saúde financeira e organizacional de qualquer empresa – trazendo riscos à companhia.  

Como definir e implementar o Centro de Custo?

  A definição do centro de custo é particular de cada negócio, e pode variar de acordo com a necessidade e a estrutura da empresa. É importante que o gestor saiba, no entanto, que qualquer empresa – seja ela pequena, média ou grande – pode implementar o centro de custos a qualquer momento.   Se você tiver uma pequena empresa, por exemplo, pode ser muito conveniente implementar centros de custos em cada departamento, a fim de controlar melhor a entrada e saída do dinheiro. Você pode, por exemplo, criar um centro de custo para a administração, outro para o setor comercial e um terceiro para o departamento de marketing e publicidade.   A partir desta definição, basta atribuir as despesas – para cada cento de custo – em categorias e mensurar custos e lucros de cada um dos departamentos. Desta maneira, você conseguirá ter uma visão mais holística dos gastos de cada setor e o quanto ele contribui – ou pode contribuir – para o crescimento do negócio.   Se você tem uma empresa e ainda não implementou o centro de custos no dia a dia corporativo, talvez seja o momento de pensar na possibilidade de utilizar esta técnica em favor do seu negócio. Afinal, esta é mais uma ferramenta que o empreendedor pode utilizar para deixar sua empresa mais organizada e fomentar o crescimento saudável e controlado do negócio.   Agora que você já sabe o que é centro de custo e como utilizá-lo em favor da sua empresa, que tal aprender a calcular o lucro da sua micro ou pequena empresa e manter as finanças sempre sob seu controle? Clique aqui e saiba mais sobre o assunto!  

Leia também:

Fluxo de Caixa: Tudo que você precisa saber

Centro de custo: entenda as vantagens dessa ferramenta para a gestão do seu negócio

Materiais educativos 

Compartilhe

Co

Controlle

Desde 2017, facilitamos e descomplicamos a gestão financeira do seu negócio. Explore nosso conteúdo gratuito e ganhe mais controle sobre as finanças da sua empresa com o Controlle.

Experimente grátis por 3 dias!

  • Senha deve conter 6 caracteres ou mais
  • Senha deve conter letras maiúsculas e minúsculas
  • Senha deve conter pelo menos um número
  • Senha deve conter pelo menos um caractere especial

Ao clicar em continuar você estará aceitando nossos termos de uso.

Entre na Comunidade Controlle para receber dicas sobre gestão financeira

Faça um teste por 3 dias sem compromisso

Profissionalize a gestão financeira da sua empresa, hoje!

Instagram
X (Twitter)
Linkedin
Facebook
Youtube
WhatsApp

Empresa

  • Sobre nós
  • Trabalhe conosco
  • Developers
  • Termos de uso
  • Privacidade

Produto

  • Fluxo de caixa
  • Notas fiscais de serviço
  • Relatórios gerenciais
  • Dashboard financeiro
  • Propostas comerciais
  • Metas
  • Planos

Conhecimento

  • Central de Ajuda

© 2017 - 2025 Controlle Tecnologia - Todos os direitos reservados

Desenvolvido com 💙 pelo Controlle