Objetivos financeiros para o sucesso de startups voltadas ao marketing digital

Escrito por:

O sucesso de uma startup depende diretamente de um planejamento financeiro e orçamentário adequado. Como essas empresas trabalham com ideias inovadoras e sob um regime escasso de recursos, é necessário que sejam estabelecidas metodologias de acompanhamento de resultados e da consecução dos objetivos iniciais do negócio.

 

Para startups que trabalham com marketing digital, isso é ainda mais importante, pois o conteúdo que a empresa vende (e sobre o qual ela presta serviços) é intangível.

 

Ainda que seja intangível, esse produto pode ser quantificado e, o que é mais importante, monetizado. Como fazer isso? Por meio da utilização de métricas e de objetivos financeiros para sua startup. Veja como:

 

O planejamento financeiro de sua startup

Fazer um minucioso planejamento financeiro é a primeira e principal dica para qualquer empreendedor de sucesso, independentemente de a empresa ser uma startup ou não. Para isso, é importante que a empresa tenha conhecimento de sua atual situação financeira, dos gastos com estrutura física, e de suas possibilidades em termos de expansão no mercado econômico. Todos esses fatores devem ser considerados no momento de planejar as ações da empresa.

 

Após a elaboração de um plano de negócios, é fundamental que a startup acompanhe o desenvolvimento de suas atividades. Isso pode ser feito de diversas maneiras, a começar pela quantificação de metas e de objetivos financeiros.

 

Quanto sua empresa pretende apresentar como rendimentos no primeiro mês de funcionamento? E no semestre? E após um ano de funcionamento? Todos esses objetivos financeiros precisam ser previamente estabelecidos, para que a empresa reajuste suas estratégias comerciais ao longo do caminho que ela percorre.

 

As métricas de aplicação no e-commerce

Para empresas que trabalham com o marketing de produtos digitais, existem técnicas de medição da efetividade das estratégias adotadas. Isso é importante para que sua startup não promova, de forma ineficaz, os produtos e serviços de seus clientes.

 

Nesse sentido, existem diversas formas de medir o “sucesso” do desempenho de determinadas estratégias de marketing.

 

No caso de produtos digitais, essa medição ocorre com base em diversos fatores:

• Atividade dos usuários: essa metodologia permite que as empresas que trabalham com marketing digital verifiquem o número de downloads dos produtos anunciados, o número de visitantes que uma página recebeu (por dia, por mês, etc.), entre outras informações.

• Perfil dos usuários visitantes: essa metodologia de análise de resultados de acesso visa à verificação de dados como o volume de tráfego em um site, a origem dos usuários, a taxa de rejeição do produto entre visitantes, o tempo médio que visitantes gastaram no site, o número de páginas acessadas, entre outras.

• Gestão de relacionamento com o consumidor: essa é uma forma de aumentar a interação entre o público-alvo e a empresa, por meio do aprimoramento constante de preferências desse público de consumidores. Isso ocorre a partir da compilação de dados obtidos dos clientes (interna e externamente) e sua consolidação.

 

A empresa pode então usar essas informações para melhorar sua interação com os clientes, para segmentar seu mercado consumidor, e para desenvolver novos produtos digitais, de acordo com as demandas do mercado.

 

Esses são apenas alguns exemplos de métricas utilizadas especificamente para a avaliação dos negócios realizados pela internet. A partir dessas informações, sua empresa pode alinhar expectativas, elaborar novas estratégias de marketing e corrigir eventuais erros de promoção de determinados produtos digitais. Elas são, portanto, essenciais para o sucesso financeiro de sua startup. Ignorar os indicadores dessas métricas significa ignorar, também, o desempenho do serviço que sua empresa presta.

 

Inovação, transformação e crescimento

Ainda que sua empresa seja apenas uma startup e esteja iniciando sua trajetória no setor de marketing digital, a natureza desse contexto econômico é muito dinâmica, de crescentes transformações. É necessário que sua empresa esteja preparada para rápidas expansões e transformações em termos de conteúdo, para que ela se adapte a novos cenários.

 

Para que isso aconteça, o controle de resultados financeiros deve ser constante. A partir do momento que os rendimentos não corresponderem às expectativas do planejamento financeiro, é hora de repensar alguns aspectos da empresa. Além de avaliações mensais acerca dos gastos e rendimentos, é essencial que as estratégias de prospecção de clientes e manutenção das contas sejam as mais eficientes possíveis. Dada a natureza desse ramo de empreendedorismo, sua startup deve estar pronta para realizar mudanças a qualquer momento.

A necessidade de auxílio contábil qualificado

Uma das formas de alinhar as finanças da empresa ao crescimento dos negócios é por meio de um auxílio contábil adequado. Quanto maiores os rendimentos e a expansão de sua startup, maior a necessidade de um corpo técnico responsável pelo pagamento de funcionários e fornecedores, recolhimento de tributos e planejamento financeiro da empresa. Nesse caso, não deixe de investir na contratação de profissionais qualificados, ou até mesmo na prestação de serviços contábeis por empresas especializadas.

 

Essa pode ser uma medida de economia e sucesso para sua startup, ainda mais pelo fato de que possíveis investidores irão verificar os resultados e a organização contábil de suas contas antes de tomar qualquer decisão em relação a investimentos.

 

Essas são as principais informações sobre a temática de métricas e objetivos financeiros para sua startup. Ainda tem alguma dúvida ou sugestão? Acompanhe nosso blog e mantenha-se atualizado!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Facebook para pequenas empresas: 5 dicas valiosas para sua fanpage
Por Controlle
Customer Success: o que é e por que investir nessa estratégia?
Por Controlle
Missão, Visão e Valores: aprenda a definir as da sua empresa
Por Controlle
O que é Centro de Custo e quais as vantagens de usá-lo em sua empresa
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.