Os relatórios como aliados nas decisões da empresa!

Ter dados confiáveis nas mãos faz toda a diferença para...

Ter dados confiáveis nas mãos faz toda a diferença para a tomada de decisão, processo importante à gestão de qualquer negócio. Um exemplo é quando o empresário sente que é um bom momento para investir em mídia. Sem dúvida, é um investimento que pode chegar a altos valores, a depender do que se deseja alcançar objetivamente com as estratégias da comunicação publicitária.

 

Mas como decidir o quanto investir neste segmento, ou mesmo se é o momento certo para isso, do ponto de vista do equilíbrio financeiro da empresa? Entenda a importância dos relatórios para as decisões do seu negócio.

 

Relatórios confiáveis para segurança na decisão!

Surgiu a necessidade de expandir, o número de funcionários cresceu e o espaço físico da empresa já não supre as necessidades para que o trabalho seja executado com qualidade. Como mudar de local sem saber o quanto se pode gastar?

É fundamental ter um acompanhamento do fluxo financeiro da organização, saber identificar as situações de aumentos e quedas, ter conhecimento sobre as receitas, despesas e o saldo da sua empresa. Isso trará uma ideia clara sobre o crescimento e mais certezas sobre a necessidade de expansão dos negócios.

Acompanhar e resguardar a informação financeira de forma sistematizada torna a manipulação dos dados mais dinâmica, otimiza o processo e possibilita a emissão, pelo próprio sistema, de relatórios mais esclarecedores. As chances de erro em um processo automatizado tornam-se menores, desde que haja o pleno conhecimento de como inserir e tratar os dados da empresa através da ferramenta.

Partindo de informações básicas sobre as movimentações financeiras e os resultados finais, já é possível elaborar um planejamento mínimo e tomar determinadas decisões com mais segurança e acertar nas escolhas que certamente terão algum impacto sobre o empreendimento.

É essencial decidir o futuro do negócio com uma base sólida, pois quanto mais assertividade no planejamento do ano da empresa, melhor. Para isso, há que se conhecer as épocas de baixas e estar preparado, evitando imprevistos.

Relatórios para conhecer o faturamento por segmento

Poder emitir relatórios específicos sobre a situação da empresa permite um acompanhamento do faturamento nos diversos segmentos e, dessa forma, uma gestão mais precisa do aproveitamento dos recursos destinados a cada um deles.

Na realidade das micro ou pequenas empresas, a necessidade de exercer controle sobre as operações tem que ser igualmente levada a sério. Acompanhar o faturamento por partes é uma maneira de identificar potenciais sucessos, ou localizar pontos críticos, que requeiram mais atenção e precisem ser revistos.


Relatórios para identificar fugas de dinheiro

Micro ou pequenos empresários, ainda que estejam determinados a gerir com eficiência, podem encontrar dificuldades para perceber que tipo de problemas seu negócio está enfrentando. É importante o acompanhamento das movimentações financeiras no sentido de identificar possíveis fugas de capital que estejam ocorrendo sistematicamente, por uma rotina mal executada, ou uma falha nos procedimentos de gestão.

No caso dos investimentos, por exemplo, é de suma importância saber quanto o emprego daquele capital rendeu à empresa. É o primeiro passo para reconhecer o que deu certo e ter indicações sobre qual caminho seguir, decisões que determinarão o rumo dos negócios.

Cruzamento de dados e personalização de relatórios

Personalizar relatórios é trabalhar em consonância com as especificidades do tipo de negócio administrado. Sistemas mais complexos não são os que garantem bons resultados à empresa. O ideal é que o sistema atenda ao negócio nas suas particularidades.

Poder solicitar relatórios personalizados é uma vantagem para exercer controle de forma eficaz, alinhado ao seu tipo de negócio. Há filtros que podem ser aplicados na emissão de relatórios de despesas, por exemplo, cruzando dados do cliente entre dias específicos, numa categoria específica. Esse tipo de manuseio das informações eleva a performance do controle financeiro e pode levar a resultados mais claros, que auxiliem nas decisões sobre melhores condutas a serem adotadas pela gestão.

Mais dinâmica para o controle bancário

Não está tudo resumido à emissão de relatórios. Aliado a esse artifício, fundamental para a tomada de decisão dos micro ou pequenos empresários, estão outras facilidades que se somam no alcance de uma melhor gestão financeira. Associar as contas bancárias ao sistema é uma delas.

Ter um espelho das movimentações bancárias dentro do sistema adotado pela empresa vai concentrar as atividades de consulta e acompanhamento num mesmo lugar, economizando tempo e simplificando o processo. Torna-se mais fácil checar uma entrada ou saída de dinheiro, sem que pra isso seja preciso sair do sistema e efetuar a consulta pela internet.

Portanto, nunca subestime a importância dos relatórios e dedique-se a esse aspecto, pois ter etapas de controle financeiro facilitadas torna mais versátil o acompanhamento da situação da empresa e fundamentam as decisões sobre o rumo dos negócios.

Quer acrescentar algo sobre a importância da emissão de relatórios para a gestão da sua empresa? Deixe um comentário e participe!

Outros artigos:

Fluxo de caixa e DRE, entenda a diferença

Fluxo de caixa: Tudo o que você precisa saber

O que é Centro de Custo e quais as vantagens de usá-lo em sua empresa

Materiais educativos 

Deixe seu comentário