Controlle Blog Logo
Imagem sobre Para inspirar: oportunidades de negócio sem muito investimento inicial

Abrindo a empresa

Para inspirar: oportunidades de negócio sem muito investimento inicial

Co

Por: Controlle

06 de agosto de 2015

4min

Para criar um negócio de sucesso é preciso investir bastante dinheiro, certo? Não necessariamente! Saiba que criar negócios extremamente lucrativos com pouco investimento inicial é um sonho possível, desde que você seja rigoroso com as contas e criativo com as ideias. Confira a seguir 6 oportunidades de negócios sem muito investimento inicial, mas que podem crescer e dar ainda mais lucros em longo prazo:

1 - Salão de cabeleireiro

Muitos negócios no setor de serviço e comércio sofreram grandes transformações nos últimos anos, com as mudanças de hábito dos consumidores e os avanços tecnológicos, mas os salões de cabeleireiro não demonstram sinais de saturação. O investimento em equipamentos é relativamente baixo e o próprio empreendedor — caso tenha o treinamento específico, é claro — pode atuar sozinho. É preciso calcular também o valor a ser investido no aluguel do espaço. Como existe um grande número de salões nas cidades do Brasil, é muito importante que você foque em algum diferencial, especialmente no que se refere ao atendimento. Os salões mais bem-sucedidos são aqueles que conseguem fidelizar os seus clientes, que retornam para os seus serviços periodicamente e indicam o estabelecimento para os amigos.

2 - Franquias home based

As franquias home based (também chamadas de franquias domésticas) vem ganhando grande popularidade no Brasil, principalmente pela baixa necessidade de investimento inicial. Sua principal vantagem, além do baixo custo, é que geralmente ela não precisa de uma estrutura muito grande, podendo ser tocada pelo próprio empreendedor a partir de um escritório montado em casa. Existem hoje franquias home based dos mais variados nichos, como reparos domésticos, tutorial para alunos de ensino médio e fundamental, cuidadores de idosos, passeadores de cães, marketing digital, entre outros.

3 - Aluguel de roupas para festas

Ternos, fraques e vestidos para festas geralmente custam caro, por isso, muitas pessoas optam por alugá-los quando precisam se vestir para uma grande ocasião. Para ter um negócio nesse ramo é preciso conhecer o gosto do seu público e investir em uma razoável variedade de peças, de preferência com algumas opções de tamanho. O local do negócio pode ser a sua própria casa, desde que haja um espaço para expor as peças e para os clientes as experimentarem com conforto. Caso não haja dinheiro para investir em um grande número de peças, foque em apenas um nicho, como o de vestidos ou de fraques, por exemplo.

4 - E-commerce de nicho

As lojas virtuais de nicho têm como principal vantagem o fato de poderem ter o tamanho que o empreendedor desejar (e puder pagar). Dependendo do nicho que você deseja atuar, é possível montar um e-commerce com cerca de R$ 1.000. Tudo o que você precisa é de um domínio (um registro de site), algum investimento em uma plataforma de e-commerce (existem algumas opções gratuitas, inclusive) e o estoque. Como a loja é de nicho, ou seja, focada em um público bastante específico, você pode vender uma variedade pequena de produtos, podendo aumentá-la ao longo do tempo. Existem, inclusive, algumas lojas virtuais de nicho que vendem apenas um tipo de produto e conseguem obter lucros ao focar em estratégias de marketing específicas para o público que o procura.

5 - Delivery de comida congelada

O dia a dia atribulado está fazendo com que cada vez menos pessoas tenham tempo de preparar a sua própria comida. Porém, como os restaurantes estão mais caros, elas começam a procurar outras opções para manter a geladeira abastecida e, por isso, a compra de comida congelada vem se popularizando entre os brasileiros. O investimento inicial de um delivery de comida congelada pode ser bastante baixo, ainda mais se precisar começar pequeno. Você só vai precisar de panelas, utensílios, um fogão, os alimentos para preparo, embalagens e um freezer. Além de um motoboy para realizar as entregas, é claro. Com o tempo e crescimento do negócio, é possível ir escalando através da compra de um fogão industrial e panelas profissionais.

6 - Pet shop

As pet shops variam muito de tamanho e investimento inicial, mas é possível montar uma com serviços de banho e tosa, além de alguns produtos básicos para os animais por um valor relativamente baixo. Você precisa adquirir alguns equipamentos e ter um treinamento específico para esse tipo de serviço, além do aluguel do espaço. Os donos de animais domésticos geralmente estão dispostos a investir uma quantia alta para ver seus bichinhos bem cuidados. Por isso, invista em um bom atendimento, no treinamento adequado de seus funcionários e só entre nesse ramo se realmente entender de animais. Esse também é um ramo cujo sucesso está diretamente atrelado à capacidade de desenvolver clientes fiéis. Lembre-se de que o tratamento de cachorros e gatos possui diferenças (inclusive de equipamento). Abrir um negócio de sucesso não precisa, necessariamente, de demandar um grande investimento. É possível encontrar ótimas oportunidades que necessitam de pouco dinheiro a princípio, mas que podem oferecer bons lucros. Quando for montar a sua empresa, o importante é ter em mente que, mesmo que o investimento inicial seja baixo, você deve construí-la para ter espaço para crescer e escalar os lucros ao longo do tempo. Gostou do post de hoje? Gostaria de compartilhar com outros leitores do blog mais alguma oportunidade de negócios sem muito investimento inicial? Deixe seu comentário!

Compartilhe

Co

Controlle

Desde 2017, facilitamos e descomplicamos a gestão financeira do seu negócio. Explore nosso conteúdo gratuito e ganhe mais controle sobre as finanças da sua empresa com o Controlle.