Controlle Blog Logo
Imagem sobre Passo a passo para abrir uma franquia

Abrindo a empresa

Passo a passo para abrir uma franquia

Co

Por: Controlle

13 de agosto de 2015

5min

Uma franquia pode ser uma ótima maneira de investir suas economias e começar um negócio, com a vantagem de poder escolher entre várias áreas para trabalhar: estética, gastronômica, turística e várias outras opções. Para quem quer ser o seu próprio patrão, a franquia é o negócio ideal, mas é preciso fazer pesquisas e planejar muito para o negócio dar certo. Muita gente ainda não sabe muito bem como começar, por isso, fizemos neste artigo um passo a passo que pode te ajudar a abrir uma franquia de sucesso. Anote aí! Planeje de acordo com o investimento Qual o seu investimento inicial? Esse fator deve ser levado em consideração antes de qualquer outro planejamento. Há franquias com investimento inicial de 10 mil reais e outras de 1 milhão, por isso, procure uma que seja condizente com suas economias. Será necessário pedir um empréstimo? Se sim, qual seria o meio mais seguro? Valeria a pena, o retorno seria rápido? É preciso se questionar bastante para conseguir chegar a uma conclusão mais sensata. Coloque o valor que você tem disponível ao lado do valor necessário para o investimento e só a partir daí comece a planejar a melhor forma de começar a sua franquia.

Encontre a franquia que se encaixa melhor no seu perfil

Além de analisar a franquia pelo ponto de vista financeiro, você precisa ter certeza de que escolheu uma rede que possua um ponto em comum com você. Você é uma pessoa que prefere estar na área de culinária, beleza, estética, idiomas ou outra opção? E dentre suas opções favoritas, alguma marca específica condiz mais com seu estilo ou seus valores? Coloque na mesa todas as opções possíveis quando for escolher qual área é melhor para investir.

Pesquise os concorrentes no mesmo segmento

Depois de escolhida a rede da sua franquia, procure os concorrentes para descobrir seus pontos fortes e fracos (assim você consegue traçar uma estratégia de atendimento, por exemplo) e observe quais pontos precisam ser mudados e quais devem ser um exemplo para você que vai entrar no ramo. Você pode ir até uma franquia concorrente e observar os processos e a postura dos funcionários, jogar o nome da franquia em sites de reclamação e procurar pontos negativos e positivos para serem estudados. Não custa nada aprender com os erros iniciais dos outros.

Visite franquias e analise o funcionamento

Visite também as franquias da mesma marca que você pretende abrir. Observe atentamente o comportamento da equipe e da gerência, o nível de satisfação ou insatisfação dos clientes, etc. Veja como é a dinâmica e interação entre os funcionários e perceba os padrões que a sua franquia também precisará seguir. Se possível, vá com um papel e caneta em mãos para anotar e não se esquecer de nenhum dos pontos observados.

Converse com franqueados

Que tal procurar algum dono de franquia para bater um papo? Você pode iniciar o contato virtualmente, enviando um e-mail ou inbox para ele, expondo a sua intenção de começar um negócio e a curiosidade de conversar com alguém já mais experiente na área. Ou, quando for observar a franquia, você pode deixar o seu contato com algum funcionário para que seja repassado ao dono também. Procure deixar claro que a sua intenção é apenas aprender e ter um bom desempenho de negócio.

Analise detalhadamente o contrato

Depois de passar um tempo checando território, chega a vez de avaliar o contrato. Se você tem algum amigo entendido, pode ser uma boa hora de pedir uma ajudinha. Analise todas as partes — relevantes ou não — e tudo que você não entender, grife e mostre para algum advogado. Não deixe nenhuma dúvida passar, porque após assinar o contrato não há mais volta. Certifique-se de que o contrato atende bem a você e seus objetivos com a franquia.

Escolha um ponto de fácil acesso

Você precisa de um local para funcionar, não é mesmo? Procure um imóvel que esteja localizado estrategicamente em pontos movimentados da sua cidade. Você pode começar a pesquisar em imobiliárias e com corretores quais as melhores regiões para o seu tipo de segmento. Procure lojas com um tamanho razoável para o conforto dos seus futuros clientes. Leve em consideração se há possibilidade de estacionamento ou não, como é a infraestrutura para estoque e preste atenção se é possível trabalhar a acessibilidade no local (como instalação de rampas, por exemplo).

Alugue (ou compre) o imóvel

Coloque todos os gastos no papel, começando com o da locação ou compra do imóvel. Antes de fechar um negócio, leve em consideração a região, estrutura, estado do imóvel, se há estacionamento, possibilidade de reformas, etc. Comprar pode ser um investimento interessante, pois o imóvel ficará em seu patrimônio mesmo se um dia você saia do negócio de franquias.

Assine o contrato

Após conseguir o espaço ideal para começar a sua franquia, é hora de assinar o contrato e colocar a mão na massa. Depois de analisar e conseguir as respostas que você procurava, você já pode assinar o contrato com segurança — e sem nenhuma dor de cabeça. Mas lembre-se: só assine o contrato se você estiver totalmente certo do que está escrito no documento.

Anuncie as vagas disponíveis

Com a franquia aberta, você vai precisar recrutar funcionários e montar uma boa equipe para o seu negócio. Você pode anunciar as vagas no jornal, em redes sociais, blogs, etc. Procure especificar bem as vagas e suas respectivas funções para que os interessados saibam exatamente o que você está procurando e o processo de entrevista seja mais produtivo.

Treine seus funcionários

Treine seus funcionários de acordo com as funções que o cargo exige e de acordo com os padrões que sua franquia pede. Procure ser um patrão próximo e acessível para todos os funcionários, pois eles trabalharão de forma muito mais leve e eficiente quando se sentirem à vontade e seguros no trabalho. Lembre-os sempre de transmitir os valores da empresa e atender bem aos seus clientes. Se possível, promova sempre o "funcionário do mês" para encorajar a equipe e mostrar reconhecimento e respeito pelos colaboradores.

Faça o marketing da inauguração

Após passar por todas essas etapas, você pode começar a planejar a sua inauguração! Comece com ações on-line de divulgação e vá aos poucos passando para a promoção com panfletagem ou faixas perto da localização do seu empreendimento. Faça uma promoção de inauguração ou crie ações divertidas e criativas para atrair o público no grande dia. Depois disso é só manter o ritmo e a qualidade do trabalho que certamente você vai colocar sua franquia no caminho do sucesso! Pronto para investir na abertura de uma franquia? Já passou por esse processo e tem boas dicas pra contar pra gente? Deixe o seu comentário e divida sua experiência!

Compartilhe

Co

Controlle

Desde 2017, facilitamos e descomplicamos a gestão financeira do seu negócio. Explore nosso conteúdo gratuito e ganhe mais controle sobre as finanças da sua empresa com o Controlle.