Pesquisa de mercado: entenda como fazer e porque ela é indispensável para qualquer negócio

Escrito por:

Empreender no Brasil é um grande desafio para qualquer pessoa – tanto para quem tem ou pretende abrir um pequeno negócio quanto para grandes administradores. Por conta deste cenário, toda e qualquer ferramenta que possa auxiliar o empreendedor a alavancar sua empresa é sempre muito bem vinda.

 

Entre as principais ferramentas para quem já possui ou pretende ter um negócio está a pesquisa de mercado. Continue a leitura do artigo de hoje e descubra como a pesquisa de mercado pode ajudar você a colocar seus planos em prática de maneira assertiva e a expandir seus negócios.

 

O que é pesquisa de mercado?

 

A pesquisa de mercado é uma ferramenta que tem como objetivo auxiliar o gestor a encontrar as melhores estratégias para o seu negócio nos mais diferentes setores da empresa a partir do feedback dado por seus clientes. É por meio desta pesquisa de mercado que se descobre os pontos fracos e fortes de um negócio, se analisa a concorrência e se identifica o melhor caminho a ser seguido para atingir um determinado objetivo ou resolver um problema.

 

São quase infinitos os motivos pelos quais uma empresa pode optar por realizar uma pesquisa de mercado. Entre estes motivos estão o lançamento de um novo produto, a busca por informações sobre a qualidade do atendimento prestado, a realização de uma nova ação publicitária, a medição sobre a aceitação de um determinado serviço oferecido, entre tantos outros motivos que podem levar o gestor a colher informações do seu público-alvo ou do público em geral.

 

E se você acredita que as pesquisas de mercado podem ser realizadas apenas com seus clientes, saiba que você está absolutamente equivocado: uma pesquisa pode ser realizada também com os colaboradores da empresa e funcionários, sempre com o objetivo de trazer à empresa informações relevantes que possam ser utilizadas ao seu favor e em favor do crescimento do negócio.

 

Os tipos de pesquisa de mercado

 

Uma pesquisa de mercado pode ser quantitativa ou qualitativa: enquanto a primeira tem como objetivo encontrar segmentos de mercado, a segunda tem como meta conhecer e compreender melhor as personas por trás de cada segmento analisado. A coleta e observação dos dados dependerão, portanto, exclusivamente do que se deseja apurar.

 

Confira a seguir alguns dos tipos de pesquisa de mercado mais utilizados atualmente:

 

Pesquisa de Segmentação de Mercado: este tipo de pesquisa tem como objetivo encontrar grupos de características semelhantes dentro de um universo maior de pessoas. É o tipo de pesquisa utilizada, por exemplo, para identificar os anseios e preferências de um determinado grupo de pessoas – nos mais diferentes temas.

 

Pesquisa de Satisfação: esta pesquisa tem como principal meta descobrir o grau de satisfação dos clientes de uma empresa – seja em relação à empresa como um todo, a um produto ou serviço prestado, etc. É a partir de pesquisas de satisfação que a empresa pode, por exemplo, encontrar pontos de melhorias.

 

Pesquisa de Opinião: bastante utilizada atualmente, este tipo de pesquisa tem como principal meta capturar a opinião do cliente ou de um conjunto de pessoas sobre um determinado assunto.

 

Enquetes: mais um tipo de pesquisa quantitativa que pode ser utilizada por qualquer gestor, a enquete costuma ser composta por um formulário breve – muitas vezes, com apenas uma única questão, cujo objetivo é descobrir a opinião das pessoas sobre diferentes temas.

 

Por que fazer uma pesquisa de mercado?

 

São muitos os benefícios de se realizar pesquisas de mercado em uma empresa, uma vez que a implementação desta ferramenta no dia a dia do negócio pode impactar diretamente no sucesso de uma campanha, de um produto e até mesmo na saúde da própria empresa.

 

Imagine, por exemplo, que sua empresa oferece um único tipo de serviço, e que sua ideia seja aumentar o portfólio do seu negócio. Neste contexto, é comum ter dúvidas sobre quais tipos de serviços seriam bem recebidos pelos seus clientes e quais deles alavancariam, de fato, a sua empresa.

 

É neste momento que você pode propor uma pesquisa aos seus clientes, buscando capturar não apenas a opinião da sua clientela, mas também dados qualitativos que vão desde faixa etária, sexo até informações sobre renda, profissão, entre outros. Você consegue, desta maneira, conhecer o seu cliente e saber a opinião dele sobre a oferta de novos serviços pela sua empresa, por exemplo.

 

Além de opinião e dados demográficos, é possível colher informações sobre perfil psicológico, comportamento, e muitas outras referências que, se bem utilizadas, podem fazer grande diferença para o seu negócio.

 

Como utilizar a pesquisa de mercado?

 

A pesquisa de mercado precisa ter um objetivo específico e, por isso, o primeiro passo para responder a esta pergunta é saber o que você deseja obter com a pesquisa de mercado que pretende realizar. Com um objetivo em mente, você pode optar por aplicar questionários online, realizar entrevistas presenciais ou contatar seu público por telefone.

 

Atualmente existem uma série de ferramentas online que podem ser utilizadas pelas empresas para realização de pesquisas qualitativas e quantitativas, como o GoogleForms, o Surveyminkey, entre outras. Se for preciso, você pode utilizá-las a seu favor na hora de fomentar uma pesquisa de mercado.

 

O uso do resultado obtido com a pesquisa dependerá das motivações que levaram o empreendedor a realizá-la. Porém, com os resultados em mãos, o empreendedor consegue montar um plano de ação para a empresa.

 

No caso das pesquisas de mercado com clientes, os dados colhidos na pesquisa poderão ser de grande valor para montar estratégias mais assertivas e tomar decisões alinhadas aos anseios do consumidor – trazendo impactos positivos ao negócio.

 

Se você ainda não utiliza a pesquisa de mercado no dia a dia da sua empresa, procure considerar fazer uso desta ferramenta sempre que necessário. Você poderá se surpreender com os benefícios que uma boa pesquisa de mercado pode lhe trazer!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Criando uma marca de sucesso: 7 dicas para gerar valor ao seu negócio
Por Controlle
Produtividade: 5 dicas de gestão do tempo para pequenas empresas
Por Controlle
Do conceito à execução: entenda tudo sobre as 4 funções administrativas
Por Controlle
Gestão de processos para pequenas empresas
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.