O que é plano de contas e como definir para sua empresa?

Como está a situação financeira de seu negócio? Tomar conhecimento disso, através de um plano de contas, é essencial para que possa conduzir sua empresa de forma segura e eficiente, tomando decisões acertadas.

Agora se você não sabe o que é essa ferramenta, continue lendo e encontre uma maneira prática de entender e controlar melhor a situação financeira de seu negócio.

Vem com a gente!

O que é planos de contas?

O plano de contas é um conjunto de contas ou operações que representa os eventos e mudanças econômico-financeiras que ocorrem durante as atividades e operações de uma empresa.

O principal objetivo dessa ferramenta é ajudar os gestores na tomada de decisão e facilitar a realização dos registros das operações contábeis.

Em outras palavras, ainda no que diz respeito à contabilidade, o plano é uma descrição detalhada dos códigos e classificações usados para registrar receitas e despesas em uma empresa.

Cabe destacar que o plano de contas não é, como muitos costumam pensar, um relatório financeiro, mas sim um meio pelo qual se busca elaborar relatórios precisos, como o demonstrativo de resultados do exercício ou fluxo de caixa.

Quais são os principais benefícios do plano de contas?

Assim como vimos, o plano de contas é uma parte essencial da contabilidade, uma vez que se apresenta como uma ferramenta que auxilia na elaboração de relatórios precisos sobre a situação financeira da empresa.

Certamente, se você tiver um plano de contas eficaz, sua empresa será capaz de obter melhores resultados com os benefícios desse registro. A seguir, conheça alguns deles:

• Traz, de uma forma geral, maior organização para os registros financeiros de uma empresa;
• Proporciona que sua empresa padronize as contas;
• Auxilia na elaboração de relatórios e demonstrativos financeiros;
• Garante que sua empresa conte com informações de qualidade, as quais podem ser utilizadas para tomar decisões ágeis e acertadas.

Como definir um bom plano de contas?

Para preparar o plano de contas da sua empresa é preciso, primeiro, saber qual é a estrutura ideal. Basicamente, um plano de contas tem com quatro grandes grupos, sendo estes: ativo, passivo, receitas e despesas.

Os ativos e passivos fazem referência às contas de patrimônio da empresa. Os dois últimos, por sua vez, às contas de resultado do exercício. Saber disso pode facilitar a criação de um bom e eficiente plano de contas.

Depois de saber qual é a estrutura básica do seu plano, você pode realizar as subdivisões. Por exemplo, no grupo “ativo”, você pode colocar as aplicações e investimentos, estoque vigente, caixa, movimento no banco, entre outros.

Conclusão

O plano de contas é uma ferramenta muito importante para que uma empresa conheça sua realidade financeira e possa, a partir disso, tomar decisões cada vez mais assertivas.

Mas, para que ele seja feito com eficiência, é bom contar com um sistema de controle financeiro. O sistema Controlle, por exemplo, dispõe dos recursos necessários para que isso seja feito com agilidade e da forma correta. 

Acesse o nosso site, e saiba mais sobre como o sistema Controlle pode ajudar a sua empresa.


Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade