Por que ter uma base de clientes é tão importante para os negócios?

Escrito por:

Ter uma base de clientes sólida e que gere um bom faturamento para o negócio é, sem dúvida, o foco de muitas empresas. E, nesse contexto, a fidelização de clientes passa a ser tão importante quanto a busca por novos prospects.

 

Diante de um mercado avassalador e com inúmeras opções de produtos e preços disponíveis, é fundamental investir em uma boa estratégia de fidelização de clientes, garantindo uma experiência que faça com que eles voltem a fazer negócio com a empresa.

 

O fato é que muitas companhias não fazem uma gestão da carteira de clientes, desconhecem o perfil dos seus consumidores e não sabem quais atrativos podem utilizar para mantê-los fidelizados ao negócio.

 

Quando não se tem informações relevantes sobre o público-alvo, é impossível direcionar preferências de abordagem e necessidades, o que dificulta a implementação de estratégias que possam cativar o cliente em um processo contínuo, que não se encerra na venda.

 

Vejamos alguns motivos que justificam a importância de ter uma base de clientes para os negócios. Acompanhe!

 

Direcionamento das estratégias de fidelização

 

Não adianta querer abraçar o mundo, focando apenas novos prospects: uma base de clientes deve voltar sua atenção à fidelização de seu cliente e se direcionar ao seu público-alvo.

 

Quem são seus consumidores potenciais? O que eles esperam? Onde eles estão? Saber responder a essas perguntas possibilita direcionar estratégias para atingir as pessoas certas e garantir a fidelização.

 

É fundamental manter-se focado e saber onde aplicar esforços. Assim, a manutenção da base de clientes se destaca como um importante canal de informações, que garante que tudo ocorrerá tranquilamente ao longo do ciclo de permanência do consumidor dentro da empresa.

 

E, se algo sair do seu eixo, o empreendedor saberá a que recorrer, utilizando o histórico de vendas para identificar onde o problema iniciou ou qual é a insatisfação que está motivando a perda da clientela.

 

Aumento da chegada de novos clientes

 

Um cliente fidelizado e satisfeito com a empresa é um núcleo de atração para novos compradores. Isso porque, quando a empresa consegue superar a expectativa do seu consumidor, ele acaba sendo um divulgador da marca e dos produtos.

 

O encantamento de um cliente não é algo que surtirá efeito da noite para o dia. É um processo contínuo, de permanente acompanhamento e evolução. A chave para fidelizar é surpreender: se o cliente achar que está sendo esquecido, possivelmente buscará a concorrência em busca de diferenciais.

 

E, por vezes, o consumidor não está interessado em obter um produto com menor preço ou qualidade superior ao da concorrência. Nada disso é suficiente para que ele não ceda às tentações de outras empresas. O empreendedor deve entrar na cabeça do seu cliente e construir um vínculo efetivo entre o que é oferecido e o que é esperado.

 

Ao ter em mãos uma base de clientes organizada e com todas as informações necessárias para entender o universo do seu comprador, a empresa pode se colocar no lugar de quem está comprando e entender o que é esperado.

 

Um bom atendimento? Produtos diferenciados? Prazos de pagamento maiores? Descontos e outros benefícios? Conhecendo o perfil de cada cliente, é possível direcionar estratégias que possam atender cada caso de forma isolada e atingir os desejos e necessidades durante todo o ciclo de vida do consumidor na empresa.

 

Expansão dos negócios

 

Ao criar uma base de clientes da empresa, é possível construir um histórico de relacionamento com os clientes. Mas o que isso significa? Ao acompanhar todo o trajeto do consumidor dentro da organização, incluindo aquisições, estornos, reclamações e demais informações, a empresa consegue traçar estratégias que possam melhorar o atendimento e estimular novas vendas.

 

Vale destacar que é fundamental contar com ferramentas que possam otimizar o cadastro de clientes. Com a automatização de diversos processos, o que antes era feito manualmente agora passou a fazer parte de uma base de dados informatizada e com inúmeras opções de personalização e customização.

 

Se antes a empresa não sabia ao certo quanto clientes possuía, o quanto consumiam ou em quanto tempo voltavam a realizar mais vendas, agora é possível conhecer o retorno detalhado de cada consumidor e o que ele representa para a empresa.

 

Sabendo exatamente o que cada cliente significa para a empresa, é possível expandir os negócios utilizando informações que asseguram resultados efetivos. Por exemplo, se você identificar que há uma procura por determinados produtos que sua empresa não oferece, pode ser uma ótima oportunidade para vislumbrar outros horizontes de negócios e aumentar a receita daquele cliente.

 

Possibilidade de diversificar os negócios

 

Quando a empresa conta com uma base de clientes, ela conta com as várias informações disponíveis nesse banco de dados, e pode até mesmo utilizá-las como vantagem competitiva. Isso porque nem sempre a concorrência está preocupada em conhecer seu público-alvo. Assim, você pode incluir em sua estratégia esse diferencial e, a partir daí, reunir informações que tragam bons resultados.

 

Sistemas e ferramentas tecnológicas de controle e organização da base de clientes possibilitam um monitoramento contínuo de toda a trajetória do consumidor dentro da empresa, bem como suas preferências e necessidades.

 

Ao saber disso, é possível traçar um plano de atuação que torne a experiência de compra inesquecível, e que continue cativando o comprador. Para manter clientes fidelizados, muito além de um bom preço, é preciso criar laços entre a empresa e seu público.

 

Sabendo o que os clientes procuram, a empresa pode diversificar seus negócios e partir para nichos que agreguem um maior interesse ou despertem novas necessidade dos consumidores.

 

Quanto mais informações você obter sobre seus consumidores, maiores serão as chances de criar um bom relacionamento com eles. Assim, é possível prever melhorias que podem ajudar a aumentar o número de pedidos e, consequentemente, o faturamento.

 

Lembre-se: manter seus clientes fidelizados é mais barato do que conquistar novos. Embora muitos empreendedores acabem encarando como uma despesa, investir em potencializar a base de clientes pode ser a chave para o sucesso. Afinal, sem clientes não há negócio!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

O perfil da mulher empreendedora
Por Controlle
Hub do Empreendedor: a aposta certa para o seu negócio decolar
Por Controlle
10 métricas para startup: fique de olho para ter sucesso
Por Controlle
Mindset: como ele influencia na gestão da sua empresa
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.