MEI: Principais impostos que uma microempresa paga

Pode parecer uma pergunta fácil, mas não é para muitas pessoas: você sabe quais são os principais impostos que uma MEI (Microempresa individual) paga? Normalmente, essa é a dúvida mais comum entre os microempresários e pessoas físicas que têm desejo de se formalizar como MEI.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para apresentar quais são eles. Afinal, tomando conhecimento disso, a sua empresa poderá se regularizar e pagar seus impostos em dia, evitando situações que podem comprometer seu financeiro, como multas, por exemplo. Assim, não deixe de conferir.

Saiba quais são os principais impostos que uma MEI paga

Então, basicamente, os principais impostos que uma microempresa paga são estes:

  • COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social)

Trata-se de um imposto que se destina à Seguridade Social, que é composta pela saúde, assistência social e previdência social. Essa contribuição é calculada com base no faturamento da empresa, podendo variar também de acordo com seu regime tributário. Por exemplo, no caso de lucro presumido, a alíquota da COFINS é de 3%.

  • CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido)

Também se destina à Seguridade Social e tem como base de cálculo o lucro líquido da microempresa, bem como a natureza de sua atividade.

  • CPP (Contribuição Previdenciária Patronal)

Trata-se da contribuição patronal da microempresa e tem como base a folha de pagamento. Além disso, é variável para o Simples Nacional. Porém, para os demais regimes tributários, a alíquota é fixada em 20%.

  • IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica)

É o imposto que incide sobre o lucro da empresa nos últimos 12 meses. A sua alíquota é variável para as empresas optantes pelo lucro real e presumido. No caso de ser optante pelo simples nacional, a empresa paga 15% 10% caso tenha um lucro de R$ 20 mil por mês.

  • PIS (Programa de integração Social)

É um dos impostos mais conhecidos, sem dúvida, e a sua destinação é para o seguro desemprego e abono. Assim como os demais impostos, a sua alíquota é variável de acordo com o regime tributário.

  • ISS (Imposto sobre Serviços)

Trata-se de um imposto municipal e seu cálculo é feito sobre o valor dos serviços oferecidos pela empresa. De uma forma geral, varia entre 2 a 5% de acordo com a cidade.

A importância de se regularizar e pagar os impostos em dia

Agora que você conhece quais são os principais impostos pagos por uma microempresa, regularize-se ou efetue o pagamento dos impostos em dia.

Isso, sem dúvida alguma, pode garantir o adequado funcionamento de seu negócio. Também, como apontamos, evita penalizações que podem colocar em risco a saúde de sua empresa, como multas e até mesmo, em alguns casos, indenizações (quando a empresa, por exemplo, deixa de recolher contribuições destinadas a proteger seus colaboradores: aposentadoria, auxílio doença etc.).

Agora que você sabe quais são os principais impostos pagos por uma microempresa, fique atento e adote as medidas necessárias para sua regularização.

Você sabia que contamos com uma plataforma que pode ajudar sua empresa a ter um melhor controle financeiro? Acesse nosso site e a conheça melhor.


Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade