Produtividade: 5 dicas de gestão do tempo para pequenas empresas

Escrito por:

Manter uma boa gestão do tempo para pequenas empresas é fundamental em qualquer situação. Afinal de contas, saber organizar e gerenciar o tempo é um dos principais fatores que resultam no aumento da produtividade em todos os setores de um negócio – auxiliando, consequentemente, no crescimento da empresa.

 

O problema é que, infelizmente, muitos gestores acabam não mantendo o foco na gestão do tempo para pequenas ou micro empresas – o que pode atrapalhar o negócio como um todo e resultar em perda de produtividade, além de inibir o avanço da companhia e deixá-la para trás em um mercado cada vez mais concorrido.

 

Para resolver este problema relacionado à gestão do tempo para pequenas empresas e à produtividade, separamos para o artigo de hoje 5 dicas que ajudarão você a melhorar sua gestão de tempo e ganhar em produtividade e crescimento. Acompanhe!

 

1. Crie uma lista de tarefas

 

O primeiro passo para otimizar a gestão do seu tempo é organizar suas tarefas. Para isso, é importante criar uma lista de tarefas que precisam ser realizadas, evidenciando também o prazo que você tem para desempenhá-las.

 

Procure hierarquizar as tarefas e administre-as estrategicamente, priorizando o que deve ser produzido em primeiro lugar. Este passo é fundamental para gerenciar o tempo com muito mais eficácia – e que pode ser, inclusive, estendido a todos os funcionários da sua empresa, não importa o setor no qual atuem.

 

2. Elimine os ladrões de tempo

 

Em um mundo cada vez mais tecnológico, perder preciosas horas do dia checando e-mails excessivamente, utilizando redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas acaba sendo muito mais comum do que se imagina. Estes hábitos, no entanto, podem se tornar grandes vilões na busca por uma melhor gestão de tempo para pequenas empresas e microempresas.

 

Por isso, é muito importante eliminar do seu dia a dia o quanto for possível estes ladrões de tempo. Identifique qual ou quais atividades desnecessárias estão roubando seu tempo e procure retirá-las da sua rotina.

 

Para quem não deseja abrir mão de acompanhar as redes sociais ou usar aplicativos de mensagem, por exemplo, vale a pena ao menos reduzir o uso destas plataformas. Você verá que alterações simples no seu dia a dia poderão ser suficientes para lhe fazer ganhar mais tempo e aumentar sua produtividade – e de toda sua equipe, caso ela siga seu exemplo.

 

3. Concentre-se em uma tarefa por vez

 

É muito comum termos a sensação de que, com tantas tarefas a serem realizadas no dia, devamos nos concentrar em fazer diversas atividades de uma única vez para otimizar o tempo. Esta prática, no entanto, costuma ter o resultado inverso do esperado, trazendo mais prejuízos que benefícios.

 

Isso ocorre porque, em geral, realizar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo não permite que você se concentre no que deve, de fato, ser realizado – resultando, por exemplo, em trabalhos mal feitos (que deverão ser refeitos em algum momento) e até mesmo em atrasos na entrega de determinadas tarefas.

 

Quem pretende gerenciar melhor o seu tempo e garantir uma produtividade maior para si e para sua equipe deve priorizar uma única tarefa por vez. Ao iniciar uma determinada atividade, dê continuidade a ela até terminá-la. Desta forma, você conseguirá se concentrar no que deve ser feito e dará o melhor de si para não precisar refazê-la em um segundo momento – e perder mais tempo com isso.

 

4. Diga não quando necessário

 

Uma das habilidades fundamentais para qualquer gestor preocupado com a gestão do tempo para pequenas empresas é saber dizer não às tarefas que não podem ser feitas e delegar sempre que preciso. É comum encontrar – principalmente em micro e pequenas empresas – gestores que tentam fazer tudo sozinhos e que acabam, no final das contas, atolados em responsabilidades.

 

Por isso, é fundamental que você não tente abraçar o mundo e que esteja disposto a recusar uma tarefa ou responsabilidade quando não puder dar conta da mesma. Delegue funções e não mantenha tudo centrado em si mesmo.

 

Saber focar-se em determinadas tarefas – aquelas que são, de fato, importantes para o crescimento do seu negócio – pode ser um hábito essencial para melhorar a gestão do seu tempo e alavancar o seu negócio.

 

5. Utilize a tecnologia a seu favor

 

Atualmente existem uma série de aplicativos e ferramentas simples e práticos, que podem ajudar qualquer gestor a realizar uma gestão de tempo muito mais assertiva e eficiente. O site Trello, por exemplo, oferece uma série de recursos de gerenciamento de projetos e tarefas. Com ele você consegue organizar não apenas atividades profissionais, mas estudos, planos particulares, entre outros.

 

Para a empresa, apostar em uma ferramenta de gestão financeira também pode ser bastante útil no controle e otimização do tempo para pequenas empresas e micro empresas. O Controlle, por exemplo, permite que o gestor ou o setor financeiro gerencie todas as questões inerentes às finanças da empresa de qualquer lugar, a qualquer hora, por meio de uma plataforma online. Sem perda de tempo, sem dificuldades e sem gastos desnecessários.

 

Saber utilizar os benefícios da tecnologia a seu favor na hora de gerenciar o seu tempo e o tempo dos seus colaboradores pode resultar em uma grande diferença no dia a dia e em um aumento de produtividade de toda a equipe. Um bom cenário para a empresa e para todos que nela trabalham.

 

E você, tem alguma outra dica para melhorar a gestão do tempo no ambiente profissional e elevar a produtividade? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências conosco!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Customer Success: o que é e por que investir nessa estratégia?
Por Controlle
Missão, Visão e Valores: aprenda a definir as da sua empresa
Por Controlle
Pesquisa de mercado: entenda como fazer e porque ela é indispensável para qualquer negócio
Por Controlle
Criando uma marca de sucesso: 7 dicas para gerar valor ao seu negócio
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.