Quando é hora de contratar alguém pra cuidar do financeiro da empresa?

Escrito por:

Os negócios vão bem e você está sentindo a necessidade de cuidar melhor do financeiro da empresa, afinal, a saúde do negócio depende de uma boa gestão dos recursos.

 

Mas, se cuidar de números não é seu forte, o gerenciamento desses processos logo vai virar uma dor de cabeça, tirando você do foco da sua atividade na empresa. E mesmo se você entender de finanças, inevitavelmente, em algum momento, você não vai poder dar a devida atenção a isso, já que seus clientes não podem esperar!

 

A área financeira tem um papel muito importante na formulação da estratégia da empresa, na administração financeira, no gerenciamento e nos desafios do crescimento do negócio. Separamos para você algumas situações que indicam que é hora de contratar um funcionário para cuidar do financeiro da empresa. Acompanhe:

 

Quais são os sinais de que é hora de contratar alguém?

 

Você já não dá conta de atender bem seus clientes

 

Um sinal claro de que é preciso aumentar a equipe é se você estiver recusando trabalho por causa de compromissos administrativos, como a criação de planilhas de controle e o gerenciamento de pagamentos. Caso isso esteja acorrendo, é bom pensar seriamente na contratação de um funcionário para cuidar do financeiro da empresa.

 

Isso é necessário para que seu negócio possa crescer. Nesse sentido, entender o perfil ideal para um funcionário financeiro exige, antes de tudo, que se entenda a importância da área financeira dentro da sua empresa.

 

Sua vida pessoal está em segundo plano

 

É claro que, como empreendedor, você precisa se dedicar um pouco mais que as outras pessoas que trabalham como funcionários e possuem jornada de trabalho fixa. Mas, a partir do momento em que você só vive para o trabalho, é sinal claro que está na hora de contratar um profissional para ajudar com as atividades necessárias.

 

Trabalhar muito além de uma jornada de 8 a 9 horas por dia vai fazer você ficar desgastado e gerar prejuízo para a sua empresa. Quando cansado, as chances de cometer erros sérios, ou até desenvolver problemas de saúde devido ao excesso de trabalho, é muito maior.

 

Você já tentou todas as possibilidades

 

É fundamental se certificar de que as questões financeiras estão acontecendo por falta de um funcionário e não por outros motivos. Caso contrário, esse pode ser um investimento perdido. Contudo, se você fizer um levantamento e constatar que as soluções não funcionaram, pode começar a procurar no mercado o funcionário para fazer parte do financeiro da sua empresa!

 

O que é preciso para cuidar do financeiro da empresa?

 

A área de finanças tem uma função muito importante na estratégia, na administração financeira e nos desafios do crescimento do negócio, com forte influência na transformação da empresa.

 

O ambiente financeiro requer pessoas bem preparadas para atuar em um ambiente de grande instabilidade e pressão. O funcionário da área financeira precisa ter um perfil alinhado para esse cenário: deve possuir características como capacidade de argumentação, raciocínio lógico, capacidade de convencer (já que poderá precisar ir a bancos para solicitar empréstimos e financiamentos), além de afinidade com os novos hábitos e as novas tecnologias.

 

É preciso também muita força de vontade para ajudar a fazer o negócio acontecer e capacidade para propor soluções: a chamada proatividade. O funcionário do financeiro trabalha lado a lado com os objetivos e as metas da empresa. Portanto, precisa ser uma pessoa com atitude para buscar sempre as melhores soluções espontaneamente.

 

Ser eficiente também é muito importante, pois o funcionário do financeiro precisa concluir suas tarefas com exatidão e sempre dentro do prazo para não perder, por exemplo, dinheiro com o pagamento de juros.

 

Além disso,é preciso que haja comprometimento para poder ajudar no crescimento da empresa, assim como inovação para encontrar as melhores soluções para as questões mais complexas que se apresentarem. Esse profissional precisa ser muito responsável e consciente das consequências de suas ações.

 

Por isso, contratar uma pessoa que esteja disposta a encarar os desafios junto a você, sendo leal e eficiente em suas funções, é primordial para o sucesso. Selecione alguém que transmita confiança e evite contratar parentes, pois você pode ter que abrir concessões que podem prejudicar o bom andamento do negócio.

 

Quais são as funções mais importantes do funcionário do financeiro?

 

É de responsabilidade do funcionário do financeiro analisar o ambiente de operação e tributário da empresa, bem como atividades como lucro operacional, fluxo de caixa, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, risco e retorno e estrutura de capital. Tratam-se  de atividades muito importantes e cotidianamente abordadas no campo da administração financeira.

 

É fundamental o papel do funcionário do financeiro no crescimento do negócio, entendendo os motores do crescimento e a maximização do retorno. Estes são alguns pontos importantes que devem ser abordados pelo funcionário do financeiro da empresa:

 

→ Gestão de performance;

→ Estratégia de precificação;

→ Gestão de custos e eficácia operacional;

→ Volume e participação de mercado;

→ Gestão da complexidade.

 

Qual o papel do empresário na área financeira?

 

Como gestor da empresa, você deve acompanhar a gestão financeira com seu funcionário. Para isso, reserve na agenda pelo menos duas horas por semana para acompanhar relatórios mensais, como fluxo de caixa, gestão da operação e preços praticados com fornecedores e clientes.

 

De vez em quando, faça uma auditoria: pegue as notas fiscais e confira se os pagamentos foram realizados na data certa e com os valores descritos nas cobranças. Entre em contato também com seus fornecedores e clientes para saber se tudo está saindo conforme o planejamento.

 

Assim, você se mantém atualizado sobre tudo o que acontece na empresa. Isso não significa operacionalizar nada, mas é importante estar inteirado e mostrar para as pessoas que, apesar de você confiar no trabalho delas, está acompanhando tudo.

 

Com certeza, você poderá contar com a ajuda de gente experiente na área de finanças para te ajudar na escolha do seu funcionário da área financeira. Empresas de recrutamento e seleção podem ser consultadas, assim como pessoas ligadas à área financeira. Use seu networking para encontrar a pessoa certa para o cargo.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Investimento para Startups: como encontrar investidores
Por Controlle
Como calcular o Custo de Aquisição de Clientes para startups
Por Meetime
10 métricas para startup: fique de olho para ter sucesso
Por Controlle
Confira as 7 principais dicas de contabilidade para pequenas empresas
Por Conube
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.