Registro de Marca: saiba por que e como proteger a identidade do seu negócio

Escrito por:

Uma das grandes dificuldades para novos empresários é conseguir uma posição sólida no mercado e se distinguir de tantos outros concorrentes. A melhor forma de distinguir o seu produto é torná-lo único, através da criação de uma marca.

 

Mas o que é uma marca?

 

A marca é um emblema que serve para identificar e distinguir serviços e produtos das demais empresas no mercado, protegendo, dessa forma, os interesses do seu negócio. Tal emblema é resultado da combinação de sinais — palavras, figuras, numerais, símbolos — capazes de individualizar e caracterizar a empresa.

 

A marca é o principal elo entre o negócio e o cliente. Portanto, é através dela que a sua empresa será lembrada por todos!

 

Para que a marca seja de sua propriedade, é necessário registrá-la perante o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Com o registro, sua empresa terá o direito de uso sobre a marca por 10 anos, sendo estes prorrogáveis.

 

Mas por que realizar o registro se ele não é obrigatório para que meu negócio funcione?

 

Nós da EJUR Soluções Jurídicas elencamos aqui alguns motivos que te convencerão a registrar sua marca.

 

1 – Exclusividade e proteção contra o uso indevido por terceiros

 

O registro confere ao titular o direito de impedir que terceiros usem marca igual ou semelhante, assegurando exclusividade em todo o território nacional e adquirindo proteção legal contra possíveis copiadores. Com isso, evita-se má-fé por parte de concorrentes, como a utilização indevida da marca com a finalidade de prejudicar a empresa ou de atrair a clientela a ela atrelados.

 

2 – Segurança para seu negócio

 

Como já dissemos, uma das grandes dificuldades para qualquer empreendedor é se consolidar perante o mercado. Imagine então que, depois de anos de trabalho duro para ter sua marca reconhecida pelo público, chegue alguém te acusando de plágio e exigindo que você troque de marca? Sem o registro de marca, você pode se ver obrigado a trocar toda a sua identidade, gerando um prejuízo imensurável.

 

3 – Maior credibilidade perante o mercado

 

Um negócio com sua marca registrada é um sinal para potenciais clientes de que aquela é uma empresa séria, profissional e com um bom planejamento, diferente das muitas empresas que surgem sem qualquer visão estratégica e logo morrem, deixando seus clientes na mão. Quando se é uma MPE, qualquer diferencial é importante para conquistar clientes!

 

4 – Fonte de receita e valuation

 

Somente a marca da Apple, sem contar nenhum outro ativo da empresa, vale US$ 184,15 bilhões. Todavia, para obter rendimentos derivados da marca, é preciso ser dono dela. E para ser dono de uma marca, só através do registro!

 

Sendo um ativo como qualquer outro, a marca pode ser negociada, vendida, alugada ou licenciada para terceiros, garantindo assim uma interessante fonte de renda para o empreendedor. Além disso, em caso de falência da MPE, a marca pode ser leiloada, garantindo a integridade de outros bens.

 

Fica claro que o registro de marca não é uma despesa, mas sim um investimento que refletirá diretamente no sucesso da sua empresa.

 

Mas como realizar o registro?

 

O registro, como já dito, é feito perante o INPI, órgão responsável pela propriedade industrial e intelectual no Brasil. Como todo processo administrativo, o registro de marca pode ser longo, burocrático e cansativo, levando em média de 2 a 3 anos.

 

Há duas maneiras de se fazer o registro de marca: por conta, ou contratando assessoria especializada.

 

Fazendo o registro por conta

 

Quando se faz o registro por conta, é necessário estar sempre atento a prazos e exigências do processo. Para auxiliar os empreendedores que escolherem este caminho, a EJUR Soluções Jurídicas preparou um ebook incrível, como o passo-a-passo de como realizar o registro! O ebook pode ser baixado neste link.

 

Todavia, fazer o registro por conta pode gerar um desgaste indesejado para o empreendedor, tomando-lhe tempo que ele poderia estar dedicando diretamente para a gestão de seu negócio.

 

Por isso, o registro de marca acompanhado pode ser uma excelente opção para pequenos e micro empresários!

 

Fazendo o registro com assessoria especializada

 

Contratar assessoria especializada para fazer o registro da sua marca é uma excelente opção para quem quer economizar tempo e ainda evitar possíveis dores de cabeça.

 

Por isso, a EJUR oferece a mais completa assessoria em registro de marca do mercado, projetada para encaixar perfeitamente na realidade de pequenas e micro empresas.

 

A EJUR Soluções Jurídicas é uma associação sem fins lucrativos que visa, desde 1994, oferecer serviços jurídicos de qualidade por um preço abaixo do mercado para pequenos negócios.

 

CONVERSE AGORA MESMO COM UM CONSULTOR

 

*Este texto foi escrito pela equipe da Ejur Soluções Jurídicas, uma associação sem fins lucrativos formada totalmente por voluntários apaixonados pelo que fazem.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

OKR: como funciona a metodologia que deu suporte ao crescimento do Google
Por Controlle
Do conceito à execução: entenda tudo sobre as 4 funções administrativas
Por Controlle
Gestão de processos para pequenas empresas
Por Controlle
Precificação de serviços: tudo que você precisa saber para definir os valores ideiais
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.