Retorno sobre investimento: o que é ROI e como calcular

Quando falamos em negócios, um dos principais indicadores para avaliar a qualidade do retorno financeiro é o ROI.

Ainda que a qualidade de atuação, a forma como a marca se posiciona no mercado, sua credibilidade e receptividade do público-alvo sejam elementos fundamentais para uma empresa, o lucro é, obviamente, o maior objetivo.

Uma das maneiras de entender se o negócio está dando lucro é calcular o ROI.

 O que é o ROI?

A sigla ROI é equivalente a Return on Investment, que significa Retorno do Investimento, em inglês.

Na prática, o próprio nome já indica o que significa o ROI. Considere a quantidade de investimento que foi feito para abrir o negócio com a estrutura necessária para atuar e disponibilizar seu trabalho no mercado.

Depois, é preciso conhecer também qual foi o lucro obtido a partir do momento em que a empresa entrou em ação. Com isso, será possível entender se houve um retorno satisfatório ou não após o investimento feito.

Como calcular o ROI?

E, falando no aspecto matemático propriamente dito, de que forma é possível calcular o ROI? O cálculo não é dos mais complexos e, até por isso, as empresas não precisam de tanto esforço para colocar esta métrica em seus relatórios de desempenho.

Primeiro, é preciso ter um balanço completo de tudo que foi lucrado com o negócio, desde a criação até o momento em que o cálculo foi feito. Depois, é preciso subtrair o valor que foi investido lá no início, para que a empresa entrasse em atividade no mercado.

Este valor precisa ainda ser dividido, novamente, pelo investimento inicial. Assim, será alcançado o valor de ROI.

Vale destacar que este cálculo pode ser feito para medir outras ações, em qualquer departamento. É possível tirar um ROI específico, pegando o lucro de determinado setor, subtraindo o investimento feito e depois realizando a divisão do resultado pelo investimento.

Ou seja, na prática, a ideia geral é de investimento para criar o negócio e lucro obtido. Mas o ROI pode ser distribuído por cada setor, alcançando números que mostrem qual o tamanho da eficiência de cada um.

Por que o ROI é importante?

O ROI é importante porque indica se os caminhos e as ações tomadas estão rendendo os lucros desejados. Afinal, se o valor final estiver abaixo do esperado, significa que o retorno financeiro não está sendo compatível com os investimentos feitos. E, no fim, a conta não fecha se os gastos superarem as receitas. Ou seja, o ROI é uma das métricas que permite entender se a estratégia financeira está sendo bem feita. Caso contrário, é o número que permite entender a necessidade de mudanças.

Por isso, é importante dar toda a atenção à gestão financeira, mantendo o controle e a organização sobre as finanças da empresa. Uma das possibilidades para fazer uma gestão financeira eficiente é contar com soluções tecnológicas prontas, que auxiliem neste processo, como o Sistema Controlle.

Quer saber mais sobre nós? Confira outros posts de nosso blog para que possa entender ainda melhor de que forma atuamos e como podemos auxiliar com soluções para seu negócio.


Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade