O marketing comercial é uma estratégia que pode ser adotada por empresas que desejam ampliar o seu potencial de vendas. Descubra como aplicá-lo!
As organizações usam diferentes táticas para a ampliação do seu alcance e conversão de novos clientes. O marketing comercial é uma estratégia que pode ser adotada nesse sentido, gerando resultados positivos.
Ao contrário do que muitos podem pensar, não se trata somente de fazer anúncios. Há muito estudo, análises e elaborações de ações que precisam ser realizadas para a estratégia levar o negócio ao sucesso. Continue e descubra o que é o marketing comercial e como usá-lo em benefício da sua empresa!
O que é marketing comercial?
Marketing comercial é uma estratégia que visa a promoção e comercialização de produtos ou serviços de uma marca. Ele é formado por um conjunto de ações voltadas para a atração de clientes, a sua conversão e fidelização ao longo do tempo.
O entendimento aprofundado sobre o mercado obtido com a tática é bastante útil. Com base nele, o negócio terá informações para a identificação das necessidades dos consumidores. Então a criação de ofertas que atendam às demandas do mercado se tornará mais fácil.
Diversas atividades fazem parte do marketing comercial. Entre elas, podem ser mencionadas segmentação de mercado, definição de estratégias de preço, escolha de canais de distribuição e criação de anúncios.
Quais as vantagens dessa estratégia?
Entendido o conceito de marketing comercial, é o momento de compreender os aspectos vantajosos da tática. A sua implementação possibilita que os negócios ampliem o alcance da marca, impulsionem as vendas e construam relacionamentos sólidos com os clientes.
Outras vantagens são:
- visibilidade: pode tornar a empresa mais visível no mercado;
- crescimento: contribui para o aumento das oportunidades de negócio;
- lealdade: fomenta a fidelização dos clientes;
- competitividade: aponta o caminho para a empresa ser mais competitiva no setor;
- inovação: estimula ações inovadoras e adaptação às mudanças do mercado.
O marketing comercial é uma abordagem que pode contribuir significativamente para o sucesso das marcas. Quando bem implementado, ele é capaz de estruturar as ações da empresa rumo aos seus objetivos empresariais.
Qual a diferença entre marketing comercial e marketing social?
Além de conhecer o marketing comercial, é interessante que você explore um conceito com nome semelhante, mas que apresenta diferenças expressivas. O marketing social é uma vertente cujo objetivo é a promoção de mudanças em benefício da sociedade.
Ele é utilizado para a abordagem de questões sociais, ambientais e de saúde, entre outras. Dessa forma, o marketing social incentiva ações que tragam impactos positivos para o público.
Por outro lado, o marketing comercial se concentra na promoção e venda de produtos e serviços, como visto. A sua ideia central é a busca do lucro financeiro de um negócio por meio de estratégias de publicidade, branding, análise de mercado e outras.
Logo, como você pode ter observado, as diferenças entre marketing social e comercial são significativas. De um lado, há o foco no bem-estar social e na mudança de comportamento. Do outro, está o trabalho pela lucratividade. Ainda assim, é possível unir características de ambos em sua empresa.
Como aplicar o marketing comercial na empresa?
Depois de esclarecer detalhes sobre o marketing comercial, é preciso aprender a aplicá-lo em suas estratégias. Confira, a seguir, as etapas para a implementação da prática em seu negócio!
Compreenda o mercado
Comece o trabalho fazendo uma pesquisa de mercado abrangente. Isso envolve a coleta de dados relevantes para o entendimento do tamanho, potencial de crescimento e segmentação na qual a sua empresa atua.
Mas não basta você entender quem são os clientes. É preciso estudar com detalhes a concorrência, fornecedores e outros atores que possam afetar, de algum modo, o seu negócio. A análise SWOT é uma ferramenta que pode colaborar nesse sentido.
Trata-se de um estudo sobre as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do nicho do qual a sua marca faz parte. A partir dele, é possível desenvolver o seu planejamento estratégico, por exemplo.
Defina objetivos claros
Após avaliar o mercado, estabeleça um resultado para a empresa. O método SMART pode ajudá-lo nessa tarefa. A técnica determina que as metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido.
Por exemplo, você pode determinar um aumento das vendas em 20% no próximo trimestre desse ano ou a conversão de 50 novos clientes em até seis meses. O nível de clareza e detalhamento do objetivo o guiará em um trabalho focado no sucesso.
Desenvolva estratégias de marketing
Uma vez definidas as metas, é hora de criar estratégias de marketing que dê suporte a elas. Portanto, escolha as táticas apropriadas para o alcance do seu público-alvo, como uso de mídias sociais, marketing de conteúdo, e-mail marketing, publicidade online ou offline.
Todo esse trabalho deve ser esmiuçado em um plano. Além de você pensar no que deve ser feito, desenhe as atividades que precisam ser executadas. Descreva ainda o orçamento disponível e necessário, bem como os prazos e responsáveis por cada tarefa.
Implemente e monitore
Você viu que é preciso fazer um estudo detalhado sobre o mercado e ter um plano a ser executado. Com as informações em mãos, é o momento de colocar o conhecimento em prática e buscar a realização dos objetivos.
A execução das estratégias de marketing precisa ser feita com consistência e atenção aos detalhes. Desse modo, foque na criação de campanhas e ações direcionadas, com mensagens claras e persuasivas.
Ademais, monitore o desempenho do trabalho enquanto ele estiver acontecendo. Isso pode ser feito por meio de ferramentas analíticas, como o Google Analytics.
Ele ajuda você a rastrear métricas-chave como tráfego do site, taxa de conversão e interações nas redes sociais. Com base nos dados coletados, faça ajustes em suas estratégias e táticas, a fim de otimizar a performance.
Adapte e inove continuamente
Por fim, o marketing comercial é um processo contínuo de aprendizado e adaptação. Por isso, esteja atento ao feedback dos clientes e se mantenha disposto a fazer mudanças com base nas opiniões e necessidades observados.
Acompanhe as tendências de mercado e faça testes de novas abordagens e ideias, com a finalidade de avaliar o impacto das inovações. Ações como essas poderão deixar o seu negócio mais próximo do sucesso.
Como visto, o marketing comercial é uma estratégia adotada por empresas com o objetivo de potencializar as suas vendas. Ele passa por um trabalho intenso de análise do mercado e a criação de ações que visem a conversão dos clientes, ajudando a conquistar melhores resultados.
Quer continuar a sua descoberta? Então conheça 6 formas de aumentar o ticket médio das suas vendas!
Deixe seu comentário