Score de crédito – o que é e como melhorar o da sua empresa

Score de crédito

O score de crédito, também chamado de “pontuação de crédito” ou pelo termo em inglês “credit score”, é uma metodologia utilizada pelos maiores bancos e financeiras do mundo, para avaliar quais os riscos que a instituição corre ao aceitar uma determinada pessoa ou empresa em sua carteira de clientes. 

Com isso, a instituição minimiza a margem de clientes que falham com seus compromissos financeiros e consegue estabelecer relacionamentos saudáveis, que durem bastante tempo.

Para ajudar você a entender o que é o score de crédito e como melhorar a pontuação do seu negócio, mostramos a seguir tudo o que você precisa saber.

O que é o score de crédito

Score de crédito ou pontuação de crédito, é a nota de 0 a 1.000 que se dá para indicar a capacidade de pagamento de cada cliente, avaliando os seus riscos de se tornar, ou não, inadimplente no futuro.

Alguns fatores que são levados em consideração nessa análise são: histórico de pagamentos, renda mensal, faixa etária, região que vive, etc.

Sua avaliação também pode acontecer consultando algumas fontes, como o SPC, o SCPC e o Serasa, por exemplo, além de cada instituição poder criar seus próprios critérios, a fim de estabelecer um padrão para cada tipo de mercado e cliente.

Como saber o score de crédito da minha empresa

Assim como a consulta do score de crédito de pessoa física, a consulta do score de crédito da sua empresa também pode ser feita de forma gratuita através do site da Serasa

Com a ferramenta Serasa Score você tem acesso a pontuação de crédito total da sua empresa, e assim consegue avaliar se precisa melhorar sua pontuação. 

Como melhorar o score de crédito

Existem algumas maneiras de aumentar a sua pontuação de crédito, já que quanto maior for a sua contagem de pontos, maiores as chances de se conseguir um empréstimo e/ou um cartão de crédito com taxas mais amigáveis.

Pague suas contas sem atraso

Um dos pontos principais que são analisados, é o quão responsável a sua empresa é em relação as suas contas a pagar e suas as dívidas.

A contas a pagar são referentes às pendências comuns como água, de luz, de telefone, cartões de crédito, entre outras. Já as dívidas podem ser referentes à cartões de créditos, empréstimo, etc.

A avaliação consiste em ver se foi pago de forma pontual, ou se houve algum tipo de atraso. Portanto, se sua empresa atrasa constantemente as suas contas, suas chances de pontuação alta diminuem consideravelmente.

Não abuse do cartão de crédito

Possuir um cartão de crédito é visto com bons olhos, melhorando a sua pontuação de crédito, já que será avaliado o quanto você gasta mensalmente, seu limite e, por fim, se paga tudo em dia.

Uma fatura com valores baixos e sem atraso, indicam que você é consciente na hora de usá-lo.

Portanto, uma empresa sem dívidas e que consegue manter um gasto pequeno por mês, sai na frente em comparação a quem não tem a capacidade de se controlar, ou mesmo de administrar os recursos que possui.

Confira 6 dicas para não errar no controle do cartão de crédito da empresa.

Mantenha os dados da empresa e dos sócios sempre atualizados

Quanto mais precisas forem as informações cadastradas sobre a sua empresa e os sócios, mais confiável será o seu cadastro diante ao mercado. Por isso, manter os documentos cadastrais e financeiros da empresa atualizados na base da Serasa é importante e pode gerar grandes oportunidades.

Conclusão

A construção de uma boa pontuação de crédito para empresa é importante para garantir o seu crescimento e destaque no mercado. Neste sentido, é essencial ter uma boa gestão financeira do negócio, a fim de ter o controle sobre os gastos da empresa e uma gestão precisa das contas a pagar. 

Com uma boa gestão financeira, a empresa tem mais chances de alcançar um melhor score de crédito e mais credibilidade financeira. Um sistema de gestão financeira como o Controlle pode ajudar você a manter as contas em dia e garantir uma boa pontuação.

Fontes de pesquisa:

https://www.sienge.com.br/blog/credit-score/

https://www.brasileirosemmanchester.com.br/dicas/financas/como-melhorar-seu-credit-score

https://www.dicionariofinanceiro.com/credit-score/


Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade