Terceirização financeira: Como aumentar a produtividade e o lucro da empresa

A sigla BPO significa Business Process Outsourcing, e pode ser traduzida como “terceirização de processos de negócios”. A terceirização pode ser aplicada em diversos setores de uma empresa, inclusive na gestão financeira.

Desse modo, a terceirização financeira consiste na contratação de uma empresa especializada para ser encarregada de todas as tarefas financeiras e fiscais da organização. Assim, a contratação deste serviço aumenta a produtividade e pode, ainda, aumentar o lucro da empresa. 

Quer saber mais sobre a terceirização financeira? Continue a leitura do artigo abaixo para saber se a sua empresa deve investir no BPO Financeiro!

Como funciona a terceirização financeira na prática?

Na prática a terceirização financeira, nada mais é do que profissionais qualificados cuidando da área financeira da empresa como um todo. Entretanto, para isso é preciso conhecer em profundidade a atividade do negócio, mapear cada etapa do serviço e criar um fluxo interno eficiente. 

Assim como, para garantir a qualidade do serviço, é necessário padronizar as atividades, desenhar uma rotina financeira, definir ferramentas, testar processos e rotinas, para ter ao final uma metodologia própria.

Algumas das principais atividades cumpridas por um BPO financeiro, estão:

  • contas a pagar e a receber;
  • conciliação bancária;
  • previsão de pagamentos; 
  • elaboração do fluxo de caixa;
  • gerenciamento de indicadores;
  • análise de crédito;
  • emissão de documentos fiscais.

As atividades financeiras podem variar de empresa para empresa, por isso, é importante realizar reuniões de diagnóstico da empresa, alinhamento e análise constante, a fim de garantir a realização de todas as atividades financeiras necessárias para que o negócio mantenha-se firme e prospere.

Minha empresa precisa da terceirização financeira?

Primeiramente, é preciso saber se sua empresa possui um profissional ou equipe qualificada internamente para gerir as finanças da empresa? Se a resposta for negativa, o recomendado é que o serviço de terceirização seja contratado para o seu negócio.

A contratação de uma empresa especializada nos processos financeiros evita que gestores e administradores fiquem sobrecarregados e abdique de outras funções importantes dentro da empresa  por falta de tempo.

Agora, se a sua empresa frequentemente paga multas, sofre penalidades pelo descumprimento da lei ou até mesmo já teve erros no registro de movimentações financeiras, torna-se essencial contar com profissionais qualificados e especializados para evitar problemas ainda maiores.

Outro fator importante para a decisão de terceirizar o setor financeiro é o crescimento da empresa, como por exemplo, aumento de filiais ou aumento expressivo de vendas. Neste caso, pode ser necessário aumentar também a estrutura do gerenciamento das finanças, tendo uma equipe mais robusta e competente por meio da terceirização desse setor.

Todavia, é importante frisar que o serviço de terceirização financeira é recomendado para negócios, de baixa complexidade, que buscam organizar melhor suas operações financeiras, ganhar produtividade e reduzir os custos. 

Terceirização financeira para aumentar a produtividade e o lucro

Existem inúmeras vantagens em contratar o serviço de BPO financeiro, que vão desde o aumento de produtividade até a proteção de dados. Abaixo explicamos como a terceirização financeira pode aumentar a produtividade e o lucro da empresa.

Aumento da Produtividade

Em síntese o BPO Financeiro possibilita aos gestores focarem no que realmente importa.  Ou seja, as questões burocráticas e financeiras ficam a cargo de quem possui métricas e conhecimento para otimizar o serviço. Enquanto os empreendedores, gestores e profissionais internos da empresa ficam destinados às suas reais funções.

Assim, com cada setor operando corretamente e 100% focado no que foi contratado, a produtividade dos funcionários aumenta. Quando a redução de custo está aliada ao aumento da produtividade, o sucesso se torna uma consequência esperada. 

Aumento do lucro com a redução de custos

Ao contratar uma empresa especializada em BPO Financeiro, o empreendedor elimina custos envolvidos com contratação de funcionários e seus salários, além de não precisar esperar pela maturação do aprendizado de um novo colaborador.

Neste sentido, o investimento em tecnologia, treinamentos e capacitação é de responsabilidade da prestadora de serviço.

Outro ponto importante é que os profissionais contratados para terceirização financeira, geralmente, possuem grande experiência e amplo conhecimento, o que possibilita um olhar mais analítico para reduzir custos e, consequentemente, aumentar a margem de lucro.

Atualmente a Controlle conta com um time especializado para oferecer a melhor solução em terceirização financeira.  Conheça o BPO Financeiro da Controlle ou fale com nosso consultor para saber mais.


Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade