Transformação Digital e seu impacto nos negócios

Escrito por:

Você já parou para pensar na quantidade de hábitos, coisas e setores de atuação que estão mudando graças à tecnologia? Com as empresas, não poderia ser diferente: graças à transformação digital, negócios de todos os tamanhos têm adotado maneiras novas de crescer e aumentar seu desempenho.

Se você tem um negócio próprio ou está pensando em abrir uma empresa, não pode deixar de entender este processo de transformação digital e os impactos que esta tendência traz às empresas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste post e descubra como as empresas podem se transformar a partir destas mudanças recentes ligadas à tecnologia. Acompanhe!

 

Transformação digital: o que é?

 

A transformação digital, no âmbito empresarial, nada mais é que o processo que envolve a reavaliação de práticas e modelos de negócios considerando as mudanças oriundas da tecnologia e das plataformas digitais.

O objetivo deste processo é permitir que as empresas cresçam e se desenvolvam – fomentando novos negócios – a partir de estratégias digitais e de uma melhor interação com o cliente. Como consequência, a empresa se torna mais competitiva e oferece uma experiência melhor ao seu público-alvo – tornando-se mais próxima deste público e de suas necessidades.

 

Os impactos da transformação digital nas empresas

 

A implementação de novas tecnologias é um primeiro passo para fomentar o processo de transformação em qualquer empresa. No entanto, não deve ser a única mudança a ser realizada por aqueles que desejam, de fato, obter sucesso nesta empreitada.

A adaptação das empresas para esta nova era de transformação deve exigir, além do uso de novas tecnologias, melhorias nos processos operacionais e nos modelos de negócio, presença online e a experiência do cliente, como já falamos.

A adaptação das empresas para esta nova era de transformação deve exigir, além do uso de novas tecnologias, melhorias nos processos operacionais e nos modelos de negócio, presença online e a experiência do cliente, como já falamos.

Para evitar cair nesta armadilha, o empreendedor deve ter em mente que o principal impacto da transformação digital para o seu negócio está intimamente ligado à forma como a empresa se posiciona diante do seu cliente. 

Por conta disso, manter as interações digitais – a partir das redes sociais, por exemplo, oferecer conteúdo de qualidade ao público-alvo e desenvolver produtos e serviços digitais para diversas plataformas, por exemplo, são requisitos básicos para obter êxito nesta empreitada – e se destacar frente à concorrência.

Não se esqueça também que treinar seus colaboradores, automatizar processos, estabelecer um departamento de marketing e Tecnologia da Informação (TI) e criar estratégias específicas para os meios online fazem toda a diferença para aqueles que desejam implementar a transformação digital em seus negócios.

 

As ferramentas das transformações digitais

 

Antes de promover uma revolução na forma como a sua empresa se comunica e se relaciona no ambiente online, no entanto, é importante ter conhecimento sobre algumas das principais ferramentas que podem ajudar você e seu negócio a se transformarem digitalmente.

As redes sociais são, normalmente, o ponto de partida para qualquer empresa que esteja buscando a transformação digital. Entretanto, hoje existem inúmeras ferramentas que podem (e devem) ser consideradas pelas empresas quando o assunto é transformação nos meios digitais.

A análise de dados (big data) e o uso destas informações para obter uma vantagem competitiva, por exemplo, é uma das ferramentas mais importantes neste processo. Portanto, considere sempre estabelecer novas estratégias para alavancar e monetizar estes dados.

Utilizar mecanismos de realidade virtual e de realidade aumentada, dependendo do setor de atuação da sua empresa, também pode atrair seu público-alvo e incrementar suas vendas.

Por fim, o uso da inteligência artificial e do conceito de machine learning (máquinas de aprendizagem) também pode ser implementado sempre que possível para aumentar a experiência do cliente e impulsionar o negócio. Os chatbots (atendimento via chat a partir de um robô), por exemplo, são ferramentas interessantes para diversos negócios.

Procure identificar as ferramentas disponíveis atualmente e escolha aquelas que melhor se adaptarem ao seu negócio e às suas estratégias. Certamente, você conseguirá identificar, de maneira bastante rápida, algumas importantes mudanças relacionadas ao modo como o seu cliente percebe o seu negócio – impactando, consequentemente, nos resultados financeiros da companhia.

 

Como começar a transformar o seu negócio?

 

Até aqui você já conseguiu entender o que é a transformação digital, seus impactos nas empresas e os principais mitos envolvendo estas mudanças. Agora, é a vez de descobrir como começar a transformar o seu negócio.

A primeira questão que você precisa ter em mente é que, diferente do que muitos acreditam, promover uma transformação digital não significa investir mais dinheiro em Tecnologia da Informação (TI).

A transformação digital, como você pode perceber, está mais ligada ao posicionamento da empresa, sua estratégia digital e a forma como o cliente consegue enxergar o negócio como um todo. Por isso, impulsionar a estratégia digital do seu negócio é a melhor maneira de engajar seu público-alvo, se posicionar à frente da concorrência e gerar negócios.

Apostar, por exemplo, na comunicação mais rápida entre colaboradores e também entre empresa e cliente, na integração de setores, na automação de atividades, na organização e no constante acompanhamento do desempenho das estratégias digitais também é uma boa pedida para começar a transformar o seu negócio e colher bons resultados ao longo do tempo.

Conclusão

 

Portanto, se a sua empresa ainda não está presente nos meios digitais, talvez seja o momento certo para fazer uma transformação digital no seu negócio e usufruir dos benefícios que a tecnologia e as novas ferramentas online podem trazer para as empresas e empreendedores!

E você, tem seguido alguma estratégia para colocar sua empresa em destaque nos meios online? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas opiniões, dicas e dúvidas!

 

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

vantagens do whatsapp Business para o seu negócio
Saiba as principais vantagens do WhatsApp Business para o seu negócio
Por Controlle
inteligencia artificial
Inteligência Artificial (IA) e seu impacto nos negócios
Por Controlle
7 dicas para aplicar a gestão de RH a favor da sua empresa
Por Coalize
7 indicadores financeiros indispensáveis para pequenas empresas
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.