Controlle Blog Logo
Imagem sobre Vale a pena contratar um estagiário?

Gestão de pessoas

Vale a pena contratar um estagiário?

Co

Por: Controlle

25 de setembro de 2015

4min

Alguns empreendedores, quando pensam na força motriz do seu negócio, focam a atenção apenas nas principais funções e cargos da empresa, deixando de notar outras soluções que poderiam ser bem interessantes. É o caso dos estagiários: contratá-los é algo que pode trazer diferentes benefícios, especialmente se você estiver à frente de uma PME. Se você ainda não tem um estagiário em sua empresa, descubra quais são as vantagens de contratar esse profissional:

Mais inovação para sua PME

De um modo geral, a contratação de estagiários permite a renovação criativa dentro da cadeia produtiva do seu negócio. É claro que o estagiário está na sua organização para aprender e aprimorar os seus conhecimentos — e provavelmente ele vai aprender bastante. Mas esses profissionais também podem levar o conhecimento acerca de novas tecnologias, métodos e processos para sua empresa, já que ele acabou de absorver isso recentemente na faculdade, curso técnico, ou então em seus estudos pessoais e busca por informações em blogs especializados. Identifique talentos e tenha estagiários em diferentes setores da sua empresa. Perceba como a presença desse profissional ajudará nas demandas diárias.

Novas perspectivas sobre questões organizacionais e tecnológicas

Os estagiários desafiam a maneira tradicional como a PME está estruturada, podendo até ajudar a melhorar alguns setores e estratégias da organização. A mentalidade jovem pode arejar certas áreas e trazer ideias frescas, com uma visão diferente de fazer as coisas, que muitas vezes um gerente não conseguiria enxergar. Essa é uma boa maneira de atualizar seu negócio, gastando menos e tornando-o mais produtivo. Além disso, esses profissionais estão desde novos em maior contato com as diferentes possibilidades que a tecnologia atual oferece e possuem maior facilidade para usá-la, seja em programas de computador ou na melhor forma de atuar nas mídias sociais. Esses conhecimentos e habilidades poderão favorecer bastante a sua PME, não só na parte operacional, mas também na estratégia de marketing do negócio.

Menos gastos com a mão de obra

Se o investimento em recursos humanos é um problema habitual para grandes corporações no Brasil, imagine para os pequenos e médios negócios? Nesse contexto, contratar estagiários e trainees, por exemplo, torna-se uma prática bastante conveniente para que a organização seja capaz de minimizar as despesas, investindo em uma mão de obra capacitada, interessada, motivada e com menor custo. É claro que existem regras específicas para a contratação, estabelecidas pela Lei do Estágio (Lei nº 11.788/2008), mas elas são bem menos rigorosas do que para um funcionário inserido nas regras da CLT. Qualquer estudante de nível médio, técnico, superior ou de curso de educação especial, com mais do que 16 anos, pode ser estagiário. Novos talentos em potencial para a equipe Por ainda não estarem estabelecidos no mercado, os estagiários são mais empenhados, buscam diferentes formas de sobressair e destacar no trabalho, e estão abertos a novas ideias — mostrando-se sempre dispostos a aprender e se adaptar com implementações tecnológicas e procedimentais. Quando um estudante consegue um estágio, ele quer acrescentar experiências em seu currículo e ganhar novas habilidades, quer estar preparado para futuras entrevistas de emprego e ampliar suas oportunidades de contratação — inclusive, dentro de sua própria PME. Isso o coloca em posição normalmente mais ativa na empresa, realmente ajudando-o a tocar seu negócio, cumprindo as atividades que lhe foram delegadas. O estágio é um período experimental para os estudantes e pode levar a algo mais promissor, como uma efetivação, por exemplo. Aproveite para observar esse profissional que está em suas mãos, analisando bem as suas habilidades que estão postas à prova nas rotinas de trabalho e sua ética em relação às suas atitudes e aos colegas de profissão.

Orientação e preparo focado para o profissional

Quando um estagiário entra em sua empresa, essa é uma ótima forma de prepará-lo e moldá-lo de acordo com os seus preceitos. Eles representarão o seu nome de maneira mais efetiva, podendo mais adiante apresentar atitudes que serão valorizadas e desempenhando papéis fundamentais dentro do negócio. Assim como a contratação de qualquer funcionário, os estagiários ajudam a espalhar o nome da sua PME no mercado: falam sobre ela não apenas dentro de suas famílias, mas também nos cursos de graduação e até nas futuras empresas onde poderão atuar. Os programas de estágio são oportunidades de aprendizado prático com base no que viram no campo acadêmico e isso é realmente benéfico para todo estudante, que não só desenvolve ainda mais suas habilidades, mas também está construindo sua trajetória profissional. É através do estágio que o estudante avança e adquire experiências profissionais enriquecedoras, amadurecendo sua carreira de forma sólida. Ter esse programa é também excelente para as empresas, já que possibilita a contratação de uma mão de obra inovadora, barata e engajada. Você já pensou em contratar um estagiário para a sua PME? Tem ainda alguma dúvida quanto à atuação desse profissional? Deixe sua opinião nos comentários!

Compartilhe

Co

Controlle

Desde 2017, facilitamos e descomplicamos a gestão financeira do seu negócio. Explore nosso conteúdo gratuito e ganhe mais controle sobre as finanças da sua empresa com o Controlle.