Você sabe qual o melhor banco pra abrir uma conta empresarial?

Escrito por:

Todo empreendedor, independentemente de sua área de atuação, tem que abrir uma conta empresarial. Esse é um dos primeiros passos para quem deseja começar um negócio próprio.

 

A conta empresarial é fundamental para que você consiga gerir as finanças do seu negócio. Uma das dicas mais comuns para quem deseja começar o seu próprio negócio é separar as contas pessoais das empresariais. Abrir uma conta usando o CNPJ da empresa é o primeiro passo para uma boa gestão financeira.

 

Porém, existem diversas opções de bancos onde se pode abrir uma conta empresarial. Cada um com suas características específicas, nome no mercado e diversos outros fatores que devem ser avaliados. Mas, afinal, você sabe qual o melhor banco para abrir uma conta empresarial? Continue a leitura desse texto e descubra!

 

Quais serviços sua empresa necessitará?

 

O primeiro passo para escolher o melhor banco para abrir sua conta empresarial é saber quais os serviços que sua empresa necessitará. Portanto, listar as necessidades de sua empresa pode ser uma atitude de grande valia.

 

Emissão de boletos, ter uma ou várias máquinas de cartão e o crédito empresarial são apenas alguns exemplos de serviços que sua empresa pode precisar. É bom anotar todas as funções necessárias, pois assim você pode direcionar a busca pelo melhor banco através de suas principais necessidades.

 

Além disso, não esqueça a comodidade e a praticidade. Escolher um banco próximo, fisicamente falando, de sua empresa pode ser crucial para o desenvolvimento do seu negócio. A proximidade pode facilitar reuniões com o seu gerente e a solução de problemas que possam vir a ocorrer.

 

Outra prática muito comum é abrir a conta empresarial no mesmo banco que o empreendedor possui sua conta pessoal. Por já conhecer a agência, seu atendimento e, quem sabe, seus profissionais, todo o processo de abertura de conta, movimentações financeiras, transferências e outros serviços serão realizados mais facilmente.

 

Visitar a agência é importante?

 

O mundo de hoje está cada vez mais tecnológico. Transações, pagamentos de boletos e tantos outros serviços podem ser realizados por meio do internet banking. Mas, será que tecnologia é tudo? Vale a pena visitar uma agência?

 

As agências devem sim serem visitadas. Além de demonstrarem toda a infraestrutura do banco, existem alguns pagamentos que só podem ser realizados nas agências, e nelas é que você terá um contato mais próximo com o seu gerente.

 

Quando chegar na agência, é importantíssimo que você observe as filas, a rapidez (ou a demora) no atendimento e a disponibilidade do gerente. Veja também a qualidade do atendimento e a atenção que os profissionais dão para seus clientes, uma vez que sempre que você comparecer à agência será para solucionar problemas e não para bater um papo.

 

E os pacotes e taxas?

 

Outro ponto que deve ser analisado são os pacotes oferecidos e as taxas cobradas. Como citado anteriormente, é imprescindível que você saiba exatamente o que precisa ao abrir uma conta empresarial. Dessa maneira você não contratará serviços que não precisa.

 

Mesmo assim, você deve avaliar todos os pacotes que estão sendo oferecidos no momento de abertura da conta. Com certeza haverá algum pacote que não é tão necessário assim.

 

Além disso, é fundamental que você compare as taxas cobrados por todos os bancos. Existe diferença entre as taxas, que podem variar conforme o fluxo de movimentações de sua conta ou a quantia financeira que será movimentada.

 

Na conversa com o gerente, busque certificar quais os pacotes está contratando e quais as tarifas de cada um deles. Busque negociar também as melhores taxas e procure por benefícios. Afinal de contas, por que seria vantajoso abrir uma conta empresarial naquele banco? Esta é uma pergunta que se pode fazer para os gerentes.

 

Onde pesquisar mais informações sobre os bancos?

 

Você já visitou as agências, conversou com os gerentes, avaliou os pacotes e taxas, mas ainda não escolheu o banco? Não se preocupe, ainda há mais informações a serem pesquisadas e analisadas.

 

Anteriormente, falamos que o mundo está ficando cada vez mais tecnológico e prático, não é mesmo? Então, utilize a internet para realizar sua pesquisa e avaliar os principais indicadores de cada um dos bancos disponíveis.

 

A busca online possibilitará que você compare as instituições e veja as principais diferenças entre elas. Assim, você conseguirá reunir a maior gama possível de informações e escolher o banco que melhor poderá atender as suas necessidades e expectativas.

 

Deve-se ressaltar que o site é um excelente meio de entender como é o funcionamento da instituição, através da facilidade de acesso aos dados, esclarecimento de dúvidas e utilização de serviços. A burocracia, costumeira desse tipo de instituição, também deve ser avaliada, evitando maiores problemas no futuro.

 

Ao finalizar a pesquisa online, você terá informações suficientes para selecionar algumas instituições que são ideias para abrir sua conta empresarial. A conversa com o gerente, bem como o seu atendimento, receptividade e os benefícios que eles poderão fornecer, serão os fatores cruciais para que você escolha o melhor banco possível.

 

A conta empresarial é suficiente para o controle financeiro?

 

Agora que você já analisou todas as opções disponíveis e escolheu o melhor banco para abrir sua conta empresarial, uma dúvida pode surgir: com tantos pacotes e funcionalidades, a conta empresarial é suficiente para o controle financeiro da minha empresa?

 

Não. Isso mesmo, a conta empresarial não é suficiente para que você tenha uma boa gestão financeira de sua empresa. O gerente do banco não vai te falar quando você tem que pagar suas contas e muito menos vai conseguir te alertar de possíveis inadimplências de clientes.

 

Sendo assim, é fundamental que você invista na gestão de finanças de sua empresa. Já existem plataformas no mercado voltadas para controlar as finanças de sua empresa. Elas conseguem gerenciar as contas a pagar e a receber, facilitar o acesso as informações de seus clientes e fornecedores e emitir relatórios de fácil entendimento.

 

Investir na tecnologia com certeza será extremamente vantajoso para as finanças de sua empresa. Além de automatizar todo o processo, você poderá acessar os dados a qualquer momento e na palma de sua mão.

 

A segurança também deve ser destacada, uma vez que o sistema de armazenamento de informações em nuvem garante que seus dados estejam protegidos de hackers ou problemas de computador.

 

Como você pode perceber, não é tão simples assim definir o melhor banco para se abrir uma conta empresarial. Além dos fatores destacados, deve-se ressaltar que o melhor banco para sua empresa dependerá da forma e dos serviços que você irá necessitar.

 

Por isso, é fundamental que você avalie todas as dicas que fornecemos e conte ainda com uma empresa especialista no assunto.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

4 dicas valiosas para evitar o endividamento da empresa
Por Controlle
15 Ferramentas que toda empresa precisa conhecer para melhorar sua produtividade
Por Controlle
5 tendências na gestão de empresas para 2017
Por Controlle
Por que ter uma base de clientes é tão importante para os negócios?
Por Controlle
Controlle
Controlar as finanças da sua pequena empresa
ou startup, não precisa ser chato.

Conheça o Controlle, um gerenciador financeiro perfeito pra quem não gosta de perder tempo.

Faça como mais de 20 mil pessoas e receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter a gestão da sua empresa em ordem.