Navegue por tópicos
Muitos empreendedores têm o desejo de abrir uma franquia, mas ficam na dúvida se esse é realmente o melhor modelo de negócio para se investir. A verdade é que, assim como abrir uma empresa própria, optar por uma franquia tem suas vantagens e desvantagens.
Se, por um lado, entrar no mercado sob a chancela de uma franqueadora ajuda no quesito credibilidade, apoio no início das operações e auxílio no planejamento, por outro, investir em uma franquia pode limitar o potencial de inovação, não dar tanta liberdade na escolha do ponto e não ter muita flexibilidade para tocar o negócio.
Está considerando investir em uma franquia? Conheça agora algumas vantagens e desvantagens antes de tomar sua decisão.
Vantagens de abrir uma franquia
Força da marca franqueadora
Iniciar o próprio negócio tendo por trás a credibilidade de uma marca já conhecida no mercado certamente traz mais segurança, principalmente no caso de um empreendedor iniciante.
Nesse sentido, como a franqueadora já tem uma marca consolidada, provavelmente conta com um cadastro extenso e estruturado de fornecedores, possibilitando que os franqueados consigam ter condições especiais em seus pedidos, como, por exemplo, prazos mais longos para pagamento, descontos por quantidade etc.
O fato de já começar uma empresa com um produto ou serviço já testado no mercado é outro ponto a favor de optar por uma franquia. Como a empresa franqueadora já fez pesquisa de mercado e realizou testes, o risco de rejeição diminui bastante, o que é uma vantagem competitiva relevante.
Apoio do franqueador
Ter suporte pode fazer toda a diferença no início de um negócio. Ao investir em uma franquia, além de contar com a força de uma grande marca, o empreendedor conta ainda com o apoio da franqueadora. Manual de franquia, auxílio na escolha do ponto comercial e treinamento para o empresário e seus empregados são alguns dos benefícios de ingressar em uma rede de franquia.
Dessa forma, por ser um sistema padronizado, o franqueado também tem a garantia de que todos os aspectos relativos à sua unidade — dos produtos oferecidos ao mobiliário, passando pelo logotipo — foram previamente testados e melhorados após testes sucessivos. Como o grande objetivo do franqueador é zelar pela sua marca, o franqueado tem a garantia de que não ficará desamparado na operação do seu negócio.
Auxílio no planejamento
Muitos negócios fracassam logo no início da operação por um simples motivo: pura falta de planejamento.
Ao investir em uma franquia, o empreendedor diminui as chances de ter problemas nesse sentido, já que a empresa franqueadora ajuda, entre outros pontos, a planejar custos com a construção e instalação da nova unidade, além de prever os valores necessários para a franquia operar, como investimento inicial, capital de giro etc.
A franqueadora também costuma informar o tempo médio de retorno do investimento, então o franqueado, antes mesmo de decidir investir no negócio, já pode planejar de antemão quanto deverá economizar até sua franquia começar a dar lucro.
Desvantagens de abrir uma franquia
Potencial de inovação é limitado
Por se tratar de um sistema baseado na padronização, o modelo de franquias pode, muitas vezes, limitar o seu potencial de inovação do empreendedor.
Como todas as unidades da marca devem oferecer, em geral, os mesmos produtos e serviços, além de contar com a mesma estrutura visual, mesmo que o empresário tenha ideias incríveis para incrementar o negócio elas têm que ser, antes de qualquer coisa, submetidas à empresa franqueadora.
Quem gosta de sempre inovar tanto em mix de produtos quanto em serviços, pode se sentir tolhido pelos processos necessários no sistema de franquia.
Falta de liberada na escolha da localização
O franqueado, em geral, pode dar sugestões na escolha do local em que sua unidade será instalada. No entanto, a palavra final em relação ao assunto é sempre do franqueador.
Por isso, há o risco de, mesmo o franqueado tendo um imóvel adequado para instalar sua franquia, o estudo realizado pela empresa franqueadora mostrar que o local não é o mais adequado para abrigar o negócio.
Falta de flexibilidade
Verdade seja dita: ao ingressar em um sistema de franquias há o risco de encontrar pela frente uma franqueadora ruim de jogo. Resultado: a flexibilidade será restrita e adaptar-se às regras e processos propostos pela empresa-mãe será preciso.
Mesmo que a relação entre franqueadora e franqueado seja tranquila, é preciso ter em mente que os controles sobre as operações das unidades franqueadas sempre serão permanentes e constantes.
É provável que a franqueadora, eventualmente, realize auditorias para identificar falhas na operação e controle de perto a parte contábil e financeira da franquia, o que pode restringir bastante a flexibilidade do empreendedor no dia a dia.
Assim como no caso de um negócio próprio, o sistema de franquias apresenta vantagens e desvantagens. Para escolher se essa é a melhor opção para você, reflita sobre sua personalidade e a forma como você gostaria de operar sua empresa para fazer a melhor escolha.
Já pensou em abrir uma franquia? Tem alguma experiência com esse modelo de negócios? Compartilhe conosco!