Navegue por tópicos
Ferramentas digitais podem se tornar verdadeiros aliados dos pequenos e médios negócios na gestão das finanças.
As empresas não conseguem mais manter seus processos fora do mundo digital. Afinal, boa parte das tarefas é realizada com uso da tecnologia — inclusive, na área financeira.
Portanto, os negócios precisam se atualizar e adotar ferramentas digitais em seus fluxos. Confira, a seguir, os benefícios das ferramentas digitais para a gestão financeira dos pequenos negócios!
Automatiza o controle do fluxo de caixa
Imagine a seguinte situação: o gestor de uma pequena empresa precisa manter um registro preciso de todas as entradas e saídas financeiras. Tradicionalmente, isso envolveria uma tarefa manual de coletar recibos, notas fiscais e lançá-los em planilhas.
No entanto, com o uso de ferramentas digitais, como o Controlle, a atividade se torna mais simples e eficiente. O software automatiza a importação de dados bancários e registros de vendas, eliminando a necessidade de inserção manual — o que gera economia de tempo e reduz erros humanos.
Ainda, esses sistemas fornecem uma visão em tempo real do fluxo de caixa. Então você terá informações atualizadas sobre o estado financeiro do seu negócio, possibilitando tomadas de decisão mais informadas e ágeis.
A programação de alertas para pagamentos pendentes também é possível com as ferramentas digitais. Com elas, a empresa evita atrasos e custos adicionais com multas e juros. Logo, a automação do controle do fluxo de caixa garante que você não perca datas críticas e otimize o dinheiro.
Facilita a conciliação bancária
Parte do controle de fluxo de caixa, as conciliações bancárias são uma tarefa crítica na gestão financeira de qualquer empresa. A atividade envolve a comparação entre os registros financeiros internos e as transações registradas pelos bancos.
Nesse contexto, as ferramentas digitais se destacam, pois descomplicam o processo, tornando-o mais acessível. Antes da era digital, a conciliação bancária exigia um esforço manual considerável, com horas dedicadas à conferência detalhada de cada entrada e saída. Com o avanço da tecnologia, a tarefa se torna muito mais simples.
As soluções disponíveis automatizam a importação de informações bancárias e as comparam com os registros internos. Dessa forma, elas destacam eventuais discrepâncias em poucos minutos, aumentando a capacidade de detectar fraudes ou erros bancários.
Com a automação, a empresa consegue identificar de forma ágil transações suspeitas, aumentando a segurança financeira.
As ferramentas digitais também oferecem uma visão completa do histórico de conciliação, permitindo o rastreamento e a resolução de diferenças. Esse aspecto é essencial para manter um controle financeiro preciso e facilmente acessível.
Ajuda na organização e controle de processos
Ferramentas digitais são muito importantes, ainda, para organizar e controlar processos financeiros. Uma das principais vantagens é automatização de tarefas repetitivas. A geração automática de relatórios, por exemplo, economiza tempo e recursos que podem ser direcionados para atividades estratégicas.
Ademais, a tecnologia permite o rastreamento eficiente das atividades em andamento. Então os processos se mantêm mais organizados e você consegue identificar rapidamente problemas ou atrasos. Desse modo, a tomada de medidas corretivas pode ser feita com mais velocidade.
A flexibilidade oferecida pelas ferramentas digitais é outra vantagem relevante. Soluções em nuvem, por exemplo, podem ser acessadas pelas equipes de qualquer lugar. Isso é particularmente valioso no contexto do trabalho remoto e da colaboração entre equipes distribuídas.
Por fim, a integração de dados é mais uma característica importante. Muitas soluções ferramentas podem ser integradas a outros sistemas, como contabilidade e softwares de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), garantindo que os dados estejam atualizados e integrados.
Emite notas fiscais de modo fácil
Além de todas as vantagens anteriores, a tecnologia colabora para a emissão de notas fiscais. A atividade, que é uma obrigação para as empresas, pode se tornar mais eficiente graças às ferramentas digitais.
Em tempos anteriores à digitalização, a tarefa frequentemente envolvia muita papelada, riscos de erros manuais e, até mesmo, atrasos na entrega aos clientes. No entanto, esse processo se tornou muito mais simples e ágil.
As ferramentas permitem que sejam geradas notas fiscais de forma automatizada, economizando tempo e minimizando erros. Ao preencher informações sobre uma venda, por exemplo, os detalhes são gerados automaticamente, incluindo dados do cliente e cálculos de impostos.
Ademais, a digitalização do processo facilita o armazenamento e o acesso a documentos fiscais. Como resultado, não é mais necessário lidar com pilhas de papéis — tudo está disponível eletronicamente e pode ser acessado com rapidez, tornando a auditoria e a conformidade fiscal mais eficiente.
Outro benefício é a capacidade de acompanhar o status das notas e pagamentos. A gestão pode saber rapidamente se uma fatura foi entregue ao cliente e se foi paga, ajudando no acompanhamento do fluxo de caixa.
Cria propostas comerciais
Por fim, as ferramentas digitais contribuem para melhorar a eficiência financeira ao agilizar a criação de orçamentos. Especialmente para PMEs, o processo tende a ser desafiador. No entanto, há sistemas capazes de ajudar na elaboração de propostas mais assertivas e precisas.
Em um passado recente, fazer orçamentos envolvia horas de formatação de documentos, busca de informações relevantes e ajustes manuais. Hoje, a tecnologia tornou o processo muito mais eficaz.
As ferramentas digitais possibilitam a criação de modelos de propostas personalizadas, economizando tempo e assegurando uma apresentação profissional. Além disso, elas facilitam a inserção de dados do cliente, como meios de contato, valores e prazos.
A automação permite, ainda, que as informações dos clientes sejam integradas automaticamente a partir de CRMs ou bancos de dados. Com essa funcionalidade, há mais garantias de precisão e consistência nos orçamentos.
Uma pequena empresa que usa sistemas como esses consegue, por exemplo, selecionar um modelo de proposta e personalizá-lo com os detalhes do cliente e dos serviços a serem prestados. Em seguida, o colaborador pode gerar um orçamento completo e profissional de modo ágil.
Como você viu, as ferramentas digitais ajudam em diversas tarefas das empresas, como controle do fluxo de caixa, organização de processos financeiros e emissão de notas fiscais. Logo, a tecnologia simplifica e dá precisão às atividades, economizando tempo precioso do negócio.
Você deseja conhecer um software de gestão financeira para PME que oferece todas essas vantagens? Conheça agora detalhes sobre o Controlle!