Navegue por tópicos
Os livros sobre empreendedorismo podem inspirar, orientar e levar mais conhecimento para quem quer começar um negócio.
Empreender não é uma tarefa simples. São muitos os detalhes que precisam ser pensados e considerados. Por isso, além de ter um bom planejamento e organização, força vontade, persistência e fazer uso de tecnologia como aliada na gestão, o empreendedor precisa estar sempre em busca de conhecimento.
Então, para ajudar nesta busca por conhecimento, separamos 5 livros sobre empreendedorismo que todo empreendedor deveria ler.
Vamos aos livros.
De Zero a Um: o que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício
Esta obra é escrita por Peter Thiel, um dos fundadores da empresa PayPal e amigo de Elon Musk, um dos maiores empresários da atualidade.
No livro, Thiel mostrar como cada tipo de negócio e a inovação pretendida por ele é única.
Neste sentindo, o autor fala que não há uma mágica ou uma forma matemática de criar uma empresa. O importante é confiar na própria ideia e ser original. Assim, é possível atingir o sucesso, em vez de tentar fazer cópias que se tornem apenas mais um negócio no meio de tantos.
O Efeito Gatilho
O livro é escrito por Marshall Goldsmith, coach bastante famoso no meio empresarial. Ele foca na parte mental do empreendedor, mostrando que as pessoas costumam ter alguns gatilhos (e daí vem o nome) que complicam o crescimento pessoal e profissional.
Contudo, a busca de Goldsmith é por indicar caminhos que possam resolver a questão e fazer com que a mente do empreendedor supere os gatilhos e alcance o potencial total de suas ideias.
Originais: como os inconformistas mudam o mundo
Adam Grant é o responsável por esta obra. O objetivo aqui é mostrar que a criatividade pode ser desenvolvida, não é apenas algo com o qual nascemos. Quando somos jovens, muitas vezes falamos ou ouvimos: eu não sou criativo. Mas isso é mutável.
Então, a partir de exemplos do esporte, do entretenimento e outras áreas de estudo, Grant discute justamente como fazer para se tornar mais criativo. Essencial para o empreendedor que quer inovar constantemente em sua gestão.
Mindset: a nova psicologia do sucesso
O quarto livro aqui é Mindset: a nova psicologia do sucesso. A professora de psicologia, Carol Dweck, comenta sobre a relevância da atitude, da mentalidade, no sucesso de qualquer gestão de negócio.
Segundo a autora, empreendedores precisam pensar positivo, acreditar nas ideias. O começo não é fácil, mas com força mental as coisas podem avançar.
Rápido e Devagar: duas formas de pensar
Por fim, fechando nossa lista de livros sobre empreendedorismo, está o livro Rápido e Devagar: duas formas de pensar. O livro é de Daniel Kahneman, ganhador do Nobel de Economia em 2002. Ele divide o pensamento em duas partes.
O pensamento rápido é o que leva a decisões mais empíricas e emocionais. Em contrapartida, o pensamento devagar preza pela racionalidade e lógica. Assim, o objetivo de Kahneman é mostrar que a soma dos dois é o ideal para a gestão de um negócio, sem discursos prontos de que só a razão, ou só a emoção, funcionam.
Em suma, estes são cinco livros que todo empreendedor deveria ler para abrir o seu negócio, melhorar sua visão como profissional e ter mais sucesso. Além disso, vale ressaltar que, para ter um negócio de sucesso é preciso somar ao conhecimento muito trabalho próprio e da equipe, além de tecnologias para otimizar a gestão, como por exemplo, o sistema de gestão financeira Controlle.
Gostou deste texto e das dicas de leitura? Entre para a nossa lista vip e receba direto no seu e-mail conteúdos sobre gestão de negócios e empreendedorismo.