Navegue por tópicos
O planejamento tributário é uma ferramenta personalizada, que leva em conta a estrutura da empresa, seu modelo de negócios, as relações com fornecedores e sua estratégia logística. Confira o artigo para saber mais!
O planejamento tributário é uma iniciativa que deve ser pensada e aplicada em todas as empresas. Afinal, todos os tipos e portes de negócios estão sujeitos aos tributos, que devem ser considerados nas finanças corporativas.
A sua empresa já se planejou para o pagamento de impostos, taxas e contribuições? Se a resposta for negativa, vale a pena entender o que é o planejamento tributário, suas peculiaridades e as vantagens que ele traz.
Ficou interessado em saber mais sobre o planejamento tributário? Então continue a leitura deste conteúdo até o final!
O que é o planejamento tributário?
O planejamento tributário em empresas pode ser caracterizado por um conjunto de iniciativas, ferramentas e estratégias. O objetivo é organizar o pagamento de tributos, reduzir a incidência de impostos e taxas e, de forma geral, diminuir a carga tributária do negócio.
Por isso, o planejamento tributário não é um procedimento único. Afinal, existem diversas frentes que podem ser utilizadas para conquistar esses objetivos. Ele também envolve estudos sobre o assunto, acompanhamento com profissionais e outras tarefas.
Esse tipo de planejamento é baseado em uma análise de obrigações fiscais da empresa, o que envolve saber quais são os tributos que ela deve pagar em cada situação. Com isso, é possível identificar formas de aproveitar isenções, reduções da base de cálculo, incentivos fiscais e outros benefícios.
Para realizar um planejamento tributário que seja realmente eficaz, é fundamental conhecer leis e regulamentos aplicáveis à sua empresa. Também é preciso que os responsáveis se mantenham atualizados sobre as mudanças legislativas, normativas e do cenário econômico nacional.
Assim, o apoio profissional e de programas de organização da área financeira é essencial para a estratégia. Dessa maneira, será possível planejar-se de forma mais eficaz e implementar as medidas pensadas para o negócio.
Quais são as vantagens de adotar um planejamento tributário nas empresas?
Você já viu o que é um planejamento tributário e quais são seus principais detalhes. Agora vale a pena conferir as vantagens de adotá-lo na sua empresa.
Veja só!
Otimização da carga tributária
A primeira vantagem que deve ser considerada ao aplicar um planejamento tributário é a otimização da carga tributária aplicada à empresa. Quando o negócio planeja as atividades financeiras de maneira estratégica, é possível reduzir o impacto dos impostos sobre os rendimentos.
Para tanto, a escolha do regime tributário aplicado à empresa é essencial. Ele pode ser do tipo Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional. Cada um deles possui suas vantagens e desvantagens que devem ser considerados individualmente por cada empresa.
Ainda, há regras de obrigatoriedade para grandes empresas. No Lucro Real, apesar de haver mais burocracia e dificuldade para o controle de contas, o impacto dos tributos pode ser mais adequado aos ganhos do negócio.
Já no Lucro Presumido há facilidade em organizar o caixa e todos os rendimentos, trazendo um alívio para a contabilidade. Aqui, há presunção de lucro e aplicação de uma alíquota sobre o montante presumido.
Por fim, o Simples Nacional é o regime tributário mais utilizado entre as pequenas e médias empresas. Ele possui diversas facilidades, como a possibilidade de pagar os tributos por apenas uma guia, chamada de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
Há outras formas de otimizar a carga tributária, como o ajuste do porte e até mesmo do tipo da empresa. Então o planejamento deve considerar todos esses pontos.
Previsibilidade financeira
Outra vantagem do planejamento tributário para empresas é a previsibilidade financeira. Como gestor, você já foi surpreendido com a cobrança de impostos e outros tributos que reduziram o faturamento do seu negócio?
Com uma estratégia bem estruturada, a empresa terá maior controle sobre as obrigações fiscais. Dessa forma, ela poderá se planejar financeiramente com maior segurança e antecedência.
Portanto, o planejamento tributário pode ajudar a evitar surpresas desagradáveis ao se deparar com o pagamento de um tributo inesperado ou em uma carga maior do que a imaginada.
Redução de riscos
Os riscos fiscais são situações em que a empresa não cumpre regras e normas sobre as obrigações tributárias. O risco é ter que pagar multas, enfrentar processos e outros procedimentos de cobrança que trazem custos elevados.
Com um planejamento, sua empresa cumprirá todas as obrigações tributárias — sejam elas principais ou acessórias. Isso reduz o risco fiscal e traz mais tranquilidade para continuar a gestão do negócio.
Eficiência na gestão das finanças
Se a sua empresa tem um bom planejamento e uma carga tributária otimizada, haverá mais recursos para investimento. Como resultado, a companhia pode promover novos negócios, trazer eficiência para a produção ou vendas, além de crescer e se desenvolver.
Isso é possível graças à facilidade na gestão financeira. Os gestores já sabem quanto devem pagar de tributos em nome da empresa, quais serão as alíquotas aplicadas e o capital que deve ser reservado para isso.
Como esse planejamento pode maximizar o lucro das empresas?
Em relação ao lucro, o acréscimo de receitas e da margem de ganhos é uma consequência de todas as vantagens do planejamento tributário que você já viu.
Se sua empresa otimizar a carga tributária, se organizar financeiramente e escolher as melhores estratégias para pagar impostos, haverá redução de custos. Como os lucros são a diferença entre os gastos e os ganhos, eles serão potencializados.
Logo, o planejamento não visa somente adequar sua empresa às regras tributárias e evitar problemas com a Receita Federal. Também há um interesse monetário nesses procedimentos para potencializar os resultados do negócio.
Como fazer um planejamento tributário?
Você viu que o planejamento tributário não é uma ação, mas sim um conjunto integrado de rotinas que devem ser aplicadas na empresa. Ele também deve ser personalizado para o seu negócio, tendo em vista que cada companhia possui suas necessidades e particularidades.
Mas é possível seguir dicas para otimizar o planejamento. O principal ponto é contar com ferramentas para facilitar os processos, como um software de gestão financeira. Com a ferramenta, todos os dados são integrados e conciliados.
Ainda, será possível determinar datas de pagamentos e acompanhar a evolução das finanças com mais eficiência. Todos esses detalhes trazem mais facilidade para o planejamento tributário segundo as necessidades da sua empresa.
Como você aprendeu, o planejamento tributário é essencial para companhias de todos os portes e setores. Por isso, vale a pena buscar ferramentas que facilitem a gestão e o acompanhamento de contas para minimizar os erros no recolhimento de impostos e taxas.
Gostou dessas informações? Então se cadastre na nossa lista VIP para receber automaticamente outros conteúdos como esse!