Controlle Blog Logo
Imagem sobre Pricing: como estabelecer o preço certo para seus produtos ou serviços e aumentar a lucratividade?

Gestão financeira

Pricing: como estabelecer o preço certo para seus produtos ou serviços e aumentar a lucratividade?

Co

Por: Redação Controlle

28 de março de 2023

6min

Um dos maiores problemas que as empresas podem enfrentar é a precificação errada dos seus produtos ou serviços. Afinal, isso pode fazer com que a marca venda pouco ou que a margem de lucro não seja sustentável, resultando até mesmo na falência do negócio.

Por essa razão, é fundamental colocar um preço adequado no que a sua empresa oferece, que permita atrair os consumidores e manter a lucratividade. Pensando nisso, você conhece a estratégia de pricing? Ela pode ser interessante até mesmo para pequenos e médios negócios.

Para saber o que é e como ela funciona, continue a leitura. Neste post, você entenderá mais detalhes sobre o pricing e como aplicá-lo na empresa.

Confira!

Por que precificar corretamente é tão importante em uma empresa? 

Antes de saber o que é pricing, é interessante entender por que o preço adequado dos produtos e serviços é tão importante para o negócio. Dessa maneira, é possível compreender a relevância de adotar uma estratégia eficiente de precificação.

Na prática, o preço errado pode fazer com que a marca venda pouco. Entre as principais razões para isso, destaca-se a atração do público-alvo. Se você colocar o preço de um produto ou serviço acima do que o seu consumidor está disposto a pagar, as chances de vender diminuem.

Do mesmo modo, possíveis clientes podem não enxergar valor na sua marca ao encontrarem preços aquém do seu poder aquisitivo. Isso porque muitas pessoas ainda atrelam preço à qualidade, dispensando produtos e serviços com custos muito baixos em relação à concorrência.

Além disso, precificar de forma errada pode reduzir a lucratividade da empresa, pois o que sobra após pagar todas as despesas pode não ser suficiente para manter as operações. Aliás, não é incomum encontrar organizações que atuam no vermelho porque não precificam adequadamente.

Nesse caso, o preço de venda não cobre os custos e despesas, podendo levar a empresa à falência, já que essa situação se torna insustentável no médio e longo prazo. Portanto, precificar corretamente é um dos principais pilares para a sustentabilidade de um negócio.

O que é e como funciona o pricing?

Agora que você já sabe por que precificar os produtos e serviços corretamente é tão relevante, é o momento de descobrir o que é e como funciona o pricing. Como foi possível entender, ele é uma estratégia de precificação que considera a percepção de valor do cliente e o seu poder de compra.

Portanto, o método exige pesquisa, análise estratégica e cálculos de diversos aspectos do negócio, como:

  • valor percebido pelo cliente;
  • despesas e custos fixos e variáveis;
  • análise de concorrência;
  • ponto de equilíbrio;
  • cenário atual do mercado;
  • poder aquisitivo do consumidor;
  • setor de atuação.

O pricing surgiu da necessidade de encontrar uma forma de precificar mais eficiente do que o markup, que apenas pondera os custos, as despesas e a concorrência. Dessa maneira, a estratégia antiga pode causar problemas para atrair o consumidor ideal.

Apesar disso, muitas empresas ainda continuam utilizando o markup, por ser uma estratégia mais simples de precificação, se comparado ao pricing.

Quais são as vantagens de adotar o pricing como estratégia?

Entendendo o que é e como funciona o pricing, você pode se perguntar sobre as vantagens dessa estratégia de precificação. Afinal, se o markup é mais prático, por que adotar outro método?

A verdade é que o pricing tende a ser mais eficiente, principalmente, no que se refere à margem de lucro. Com ele, é possível ter a valorização do produto ou serviço de acordo com o público-alvo. Consequentemente, há maiores chances de obter uma margem de lucro sustentável para o negócio.

Além disso, como o pricing considera o poder de compra do consumidor e o cenário atual do mercado, ele permite chegar a um preço competitivo. Assim, você pode ganhar mais espaço entre os concorrentes, fortalecendo a sua marca.

Ademais, com preços mais adequados, a empresa otimiza a experiência de compra para o consumidor e aumenta o potencial de conversão. Ou seja, você amplia as chances de vendas e, com isso, a lucratividade.

Como adotar o pricing?

Além de saber as vantagens do pricing, você deve entender como adotar essa estratégia no momento de precificar produtos ou serviços. Dessa maneira, é possível compreender se vale a pena implementá-la na sua empresa.

A seguir, confira os principais pontos para implementação do pricing!

Levantamento de custos e despesas

O primeiro passo para adotar o pricing como estratégia de precificação é levantar os custos e as despesas da empresa. É preciso entender quanto a companhia gasta para oferecer um produto ou serviço para saber a partir de que quantia ela passa a lucrar com as vendas.

Entendendo essa questão, se torna viável analisar se há formas de reduzir os custos. Assim, é possível precificar melhor o produto ou serviço, ou melhorar a margem de lucro.

Vale destacar que, para fazer esse levantamento, a empresa deve ter um bom controle de despesas. Para isso, você pode contar com um software de gestão financeira, como o Controlle, que facilita o gerenciamento do fluxo de caixa.

Escuta de clientes

Como você viu, o principal diferencial do pricing é a consideração de fatores que envolvem o cliente, como o poder aquisitivo e a percepção de valor. Por esse motivo, uma das etapas dessa estratégia é a escuta de clientes.

Desse modo, você pode analisar o seu consumidor ideal para entender o que gera valor para ele e o quanto ele está disposto a pagar pelo seu produto ou serviço. Com isso, as chances de chegar a um preço atrativo para o seu público-alvo aumentam. 

Experimentação

Por fim, coloque em prática o seu preço e observe como o cliente se comporta diante dele para entender se a precificação foi adequada ou se precisa de ajustes. Dessa maneira, você amplia as oportunidades de chegar a um montante que seja interessante para o consumidor e para a empresa.

Neste artigo, você descobriu o que é o pricing, como ele funciona e como aumentar a sua lucratividade por meio dessa estratégia. Agora, basta colocar as dicas em prática para precificar o seu produto ou serviço da maneira ideal para o negócio!Para entender como o Controlle pode ajudar na precificação do seu produto ou serviço, acesse o site e saiba mais sobre esse software!

Compartilhe

Re

Redação Controlle

Desde 2017, facilitamos e descomplicamos a gestão financeira do seu negócio. Explore nosso conteúdo gratuito e ganhe mais controle sobre as finanças da sua empresa com o Controlle.